Leia também:
X Pai de Ludmilla nega chantagem e extorsão: Quero me aproximar

Confira 5 jogos de tabuleiro para se divertir com a família

A alternativa é uma boa solução para unir as pessoas em casa e se afastar das telas

Pierre Borges - 03/03/2021 19h08

Jogos de tabuleiro entre amigos
Jogos de tabuleiro entre amigos Foto: Cottonbro/Pexels

Com o homeoffice, isolamento e telemedicina, a pandemia aumentou muito o tempo que as pessoas passam olhando para telas. Além de prejudicar a visão, muitas vezes a tecnologia também acaba distanciando os membros de uma família. Para resolver os dois problemas com uma única solução, a alternativa dos jogos de tabuleiro e de cartas, se encaixa como uma luva.

Por isso o Pleno.News preparou essa lista com cinco jogos de tabuleiro para você descansar os olhos e se aproximas da família enquanto se diverte.

5 – COUP

Coup jogo de cartas
Coup é um jogo de blefe para maiores de 13 anos Foto: Divulgação

Coup é um jogo de cartas e blefe com, tradicionalmente, 5 cartas que representam personalidades com algum tipo de influência política. A versão brasileira, no entanto, vem com duas cartas a mais, devido a uma expansão. No início da partida, cada jogador deve pegar duas cartas sem revelar às outras pessoas e usá-las para conseguir dinheiro suficiente para eliminar as cartas dos outros jogadores.

Com 3 a 6 participantes, o jogador que tiver a vez, anuncia uma das cartas que possui, sem mostrá-la aos outros, podendo assim, estar falando a verdade ou mentindo. O jogador, então, usa o poder especial de sua carta e passa a vez.

Entretanto, se outra pessoa achar que a carta anunciada foi um blefe, deve pedir que ela seja revelada, podendo gerar duas consequências: Caso seja verdade, o jogador acusador deve descartar uma de suas cartas; Se for mentira, o jogador acusado é quem descarta. O jogo é classificado para maiores de 13 anos e termina quando apenas uma pessoa tiver cartas na mão.

4 – BANDIDO

cardgame Bandido
Bandido é um jogo de quebra-cabeças recomendado para maiores de 6 anos Foto: Divulgação

Bandido é um jogo de cartas cooperativo e de estratégia recomendado para maiores de 6 anos de idade. As partidas podem ser feitas com 1 a 4 jogadores que tentarão impedir a fuga de um bandido que está cavando túneis no subsolo de uma prisão, formando um tipo de quebra-cabeças.

No início do jogo, a carta do bandido deverá ser colocada na mesa e então os jogadores terão que usar suas cartas para bloquear todas as possíveis saídas do bandido. Se conseguirem fazer isso antes de gastar todas as cartas, os jogadores vencem.

3 – TACO GATO CABRA QUEIJO PIZZA

Taco gato cabra queijo pizza
Taco Gato Cabra Queijo Pizza é um jogo de cartas para maiores de 6 anos Foto: Divulgação

A graça deste jogo para 2 a 8 jogadores é ser tão confuso quanto seu nome. Falando apenas uma palavra por vez, os jogadores devem dizer, na ordem correta, o nome do jogo enquanto descartam suas cartas. Quando a carta descartada coincidir com a palavra pronunciada, todos devem bater a mão na pilha de cartas na mesa e o último pega a pilha de cartas.

Há também três cartas extras que exigirão que os jogadores imitem um animal. Vence quem descartar todas as cartas primeiro.

2 – PULA MACACO

Pula macaco
Pula macaco é um jogo para maiores de 4 anos de idade Foto: Divulgação

Com 2 a 4 jogadores, este é um jogo ideal para toda a família. Recomendado para maiores de 4 anos de idade, os jogadores devem utilizar trampolins para arremessar os macacos afim de deixá-los pendurados na árvore pelo Braço.

A cada rodada, o jogador que pendurar o macaco na parte mais alta da árvore ganha uma banana até que alguém consiga acumular sete bananas e vencer a partida

1 – UNO

Uno
Uno é um baralho recomendado para maiores de 7 anos Foto: Divulgação

Um dos mais populares jogos de cartas entre os jovens não poderia ficar de fora dessa lista. Uno pode ser jogado por 2 a 10 jogadores e é recomendado para pessoas acima dos 7 anos de idade.

Cada jogador deve pegar 7 cartas no início da partida e descartar, na sua vez, uma carta com a mesma cor ou com o mesmo símbolo da que estiver em cima da pilha de descartes na mesa. Há ainda algumas cartas especiais permitem que uma pessoa bloqueie a jogada do próximo jogador, ou o faça comprar cartas. O jogador que estiver com apenas uma carta na mão deve se lembrar de dizer “uno”, ou terá que comprar duas cartas.

Muitos grupos adicionam regras ao jogo para deixar ainda mais divertido, como bater na pilha de cartas quando uma carta de número 9 for jogada, ou a possibilidade de “engolir a barriga” dos outros jogadores no caso de possuir carta idêntica ao do topo da pilha de descartes. O jogador que ficar sem nenhuma carta na mão vence a partida.

Leia também1 Felipe Neto trapaceia no xadrez, e é suspenso de site de jogos
2 Justiça aceita denúncia e torna réu o gamer que matou jovem
3 De novo! Globo sofre derrota, e SBT vai exibir Champions League
4 Avião com doses de vacina bate em jumento em pista de pouso
5 Estudantes morrem após queda do quarto andar de universidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.