Leia também:
X Anderson Freire grava clipe de nova canção pela MK Music

Ceará Natal de Luz presta homenagem a Mestre Espedito

Nordestino é conhecido por seu talento na arte do couro

Jucimara Gurgel - 22/11/2019 17h37 | atualizado em 26/11/2019 17h30

* Correspondente em Fortaleza, Ceará

Realizado há 23 anos pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza) e pelo Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICDL), o Ceará Natal de Luz é a maior série de eventos natalinos entre as capitais do Brasil. A abertura da edição deste ano aconteceu nesta quinta-feira (21) e contou com apresentação da Orquestra Popular do Nordeste, que fez tributos aos clássicos nordestinos, show de luzes e o tradicional coral de 130 crianças.

Neste ano, as tradicionais árvores de Natal da Praça Portugal e do Ferreira receberam detalhes inspirados no trabalho Espedito Veloso de Carvalho, o Mestre Espedito Seleiro, conhecido pelo seu talento na arte do couro.

– Pensamos em destacar o premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, sua trajetória de ofício que virou arte e seus 80 anos de vida – ressalta o presidente da CDL e diretor do evento, Assis Cavalcante, ao Pleno.News

Nascido em Aneiroz, no Ceará, em 1939, Espedito aprendeu com seu pai, aos 8 anos, a confeccionar selas e outros equipamentos para vaqueiros, tropeiros e cangaceiros. Com a morte do pai, ele passou a sustentar toda a família com o que havia aprendido. Nessa época, eles já moravam em Nova Olinda, no Ceará, e as vendas das selas foram ficando cada vez mais difíceis com o passar dos anos.

Um dia ele foi para uma feira, na cidade de Campos Sales, a 509 km de Fortaleza, e ficou até o fim da tarde. Como não conseguiu vender nada, Seleiro decidiu mudar o estilo do seu trabalho, fazendo peças de couro coloridas. Tornou-se um investigador de pigmentos naturais e técnicas de tingimento de couro. Tirou do angico, a pigmentação marrom, do urucum, o vermelho, da capimbeira, o branco e do barro do açude, o preto.

Espedito deu continuidade à produção de calçados e acessórios, investindo também em roupas, mesas, cadeiras e diversificando ainda mais a sua arte tornado-se assim, referência internacional no design. Em fevereiro deste ano, embarcou para Londres, onde expôs seu acervo na Embaixada Brasileira. O Museu do Couro – Memorial Espedito Seleiro foi inaugurado em 2014, na sua cidade do coração, Nova Olinda.

– Para mim a homenagem foi uma surpresa boa e que chegou a tempo, agora que estou completando 80 anos; está tudo mais bonito do que eu esperava – comentou Espedito.

Leia também1 Casa mais cara do Brasil está à venda. Veja fotos da mansão!
2 Governo publica decreto que libera verbas para ministérios
3 105 pessoas aceitam a Jesus em sessão de filme cristão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.