Ator de Hollywood se arrepende de papel transexual em filme
Eddie Redmayne foi protagonista de A Garota Dinamarquesa, que lhe rendeu indicação ao Oscar
Monique Mello - 26/11/2021 20h15 | atualizado em 26/11/2021 21h14
O ator Eddie Redmayne disse ter se arrependido de interpretar uma mulher trans no filme A Garota Dinamarquesa, de 2015. Em entrevista ao The Sunday Times, o ator britânico definiu o seu papel no longa como “um erro’.
O artista disse ainda que, nos dias de hoje, não aceitaria viver a personagem.
– Não, não aceitaria agora. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro – declarou.
No entanto, a postura do ator não se trata de uma repressão ao tema, pelo contrário. Sua decisão é justamente em apoio à causa trans, pois na época do lançamento, A Garota Dinamarquesa foi alvo de críticas por dar o papel a um ator cisgênero (pessoa que se identifica exatamente com o sexo com o qual nascera). Ou seja, para muitos, o papel deveria ser vivido por um artista trans.
– A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco do filme gira em torno de como muitas pessoas não têm um lugar à mesa. Deve haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esse tipo de debate – disse o ator.
O filme rendeu a Redmayne indicações de Melhor Ator nos principais prêmios do cinema, como Oscar, Globo de Ouro e SAG Awards. O longa foi lançado em 2015, dirigido por Tom Hooper, e foi inspirado na história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.
Leia também1 Xuxa ironiza que Maurício foi acolhido pela "família Bozo"
2 Ex-global, Marco Pigossi assume namoro com diretor italiano
3 Primeiro âncora gay do Jornal Nacional é demitido da Record
4 Netflix pode ter violado veto à propaganda gay e é investigada
5 Globo encerra atividades na TV da Europa após 22 anos