Leia também:
X Consultor digital prevê fracasso da plataforma Globoplay

Assista! Filmes que retratam o universo do mercado financeiro

Não é preciso entender sobre o tema, basta apreciar um bom filme

Monique Mello - 13/11/2020 11h41 | atualizado em 13/11/2020 11h58

Leonardo Di Caprio em o Lobo de Wall Street Foto: Reprodução

Aprender sobre o mercado financeiro, muitas vezes, pode ser considerado chato e difícil. Existe, porém, muito conteúdo em filmes sobre mercado financeiro que podem ser consumidos por pessoas que estão em todas as fases de aprendizagem e que funcionam como forma de entretenimento. O universo das finanças pode ser fascinante e serve como pano de fundo para muitas histórias envolvendo ganância, poder, superação e conquistas. O Pleno.News elencou seis produções que retratam esse atraente e, muitas vezes, perigoso mundo dos negócios.

A GRANDE APOSTA, 2015

O filme A Grande Aposta levou o Oscar de melhor roteiro adaptado, em 2016 Foto: Reprodução

Quatro gestores viram o que os bancos e o governo dos EUA decidiram não ver: o colapso da economia mundial e a crise de 2008. A partir daí, tiveram uma grande ideia: fazer “A Grande Aposta” contra todo mundo. Os agentes apostaram que a “bolha imobiliária” ia estourar e começaram a buscar formas de entender como aconteceria e como eles podiam ganhar com isso. O filme mostra as estratégias adotadas por cada um. Essa visão ousada leva esses quatro personagens ao mais alto poder do centro financeiro, onde devem questionar tudo e todos. Ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado de 2016.

MARGIN CALL: O DIA ANTES DO FIM, 2011


Elenco de peso em filme sobre o colapso financeiro de 2008

Novamente durante o abalo financeiro que afetou as bolsas de valores nos Estados Unidos em 2008, os cortes começam e, entre os demitidos, está Eric Dale (Stanley Tucci). Ao sair da empresa, ele deixa com seu subordinado, Peter Sullivan (Zachary Quinto), um pen drive carregado de informações confidenciais. Sullivan abre o arquivo, descobre que a companhia está à beira de um colapso e chama seu chefe (Paul Bettany) para pôr a situação em pratos limpos. A partir daí, os poderosos executivos começam a ser informados e, entre reuniões, o futuro de todos será decidido.

O LOBO DE WALT STREET, 2013

O Lobo de Wall Street concorreu a seis Oscars em 2014 Foto: Reprodução

O filme conta a história real de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor da bolsa de valores de Nova York. Ele trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada num tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso.

Dirigido pelo aclamado Martin Scorcese, o longa é um exemplo de como não atuar no mercado, pois mostra como Belfort usou brechas do sistema para conseguir enriquecer sua empresa e se tornar uma das maiores da época. Além de agir de forma totalmente ilícita e antiética, o corretor da bolsa se envolveu em esquemas ilegais, fraudes, festas e muitos gastos.

WALL STREET – PODER E COBIÇA, 1987

Michael Douglas e Charlie Sheen no perigoso mundo dos negócios na década de 1980 Foto: Reprodução

Outro filme que se passa em Wall Street, o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, e onde se localiza a bolsa de valores da cidade. O longa mostra os bastidores do mundo empresarial em 1980, quando um jovem e ambicioso corretor (Charlie Sheen) é atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial ao ser seduzido pelo poder, status e magia financeira da lenda de Wall Street, Gordon Gekko (Michael Douglas). O jovem descobre que nesse mundo as corretoras estão mais preocupadas em lucrar do que em ajudar seus investidores. Dirigido por Oliver Stone, o filme é, para muitos, o melhor filme sobre a bolsa de valores.

TROCANDO AS BOLAS, 1983


Eddie Murphy e Dan Aykroyd vivem de milionário a mendigo em Trocando as Bolas

Filme de comédia com Eddie Murphy e Dan Aykroyd, no auge de suas carreiras de comediantes. Aykrpyd vive Louis Winthorpe III, um executivo de sucesso que, assim como o negro marginalizado Billy Ray Valentine (Murphy), que vive de pequenos golpes, tem sua vida muito mudada quando dois riquíssimos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), apostam sobre qual o fator preponderante que determina o sucesso de uma pessoa. Mortimer crê que é o genético, enquanto Randolph acredita que seja o meio social. Deste modo, fazem acontecer desgraças com Louis, enquanto Billy Ray tem uma mudança tão brusca de status que inicialmente se desconcerta, sem imaginar que agora tem a casa, o carro e o emprego de Louis. O longa é baseado no livro O Príncipe e o Mendigo, de Mark Twain.

O JOGO DO DINHEIRO, 2016

George Clooney e Julia Roberts nos bastidores de um programa de tv ao vivo Foto: Reprodução

Lee Gates (George Clooney) dá dicas de investimentos e presta consultoria financeira para os espectadores em um programa de televisão. Durante uma transmissão, é feito refém ao vivo. Kyle (Jack O’Connell), o invasor, perdeu tudo o que tinha após seguir um conselho de Gates e agora quer explicações. Enquanto a tensão aumenta, a audiência alcança níveis estratosféricos. O longa se passa todo nas horas em que o personagem de Clooney é mantido refém, mostrando também um pouco dos bastidores de um programa de tv ao vivo, com Julia Roberts no papel da diretora do programa.

 

Leia também1 Confira! Sete filmes sobre presidentes dos Estados Unidos
2 Após derrota judicial, Johnny Depp é demitido de franquia
3 Disney reforça alerta de racismo em seus filmes clássicos
4 Pix: Novidade pode aumentar consumo desenfreado
5 Trump quer criar canal de TV conservador para 'derrotar' Fox

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.