Leia também:
X Caetano Veloso: “O governo é o avesso do que devemos ser”

10 livros para que adolescentes desenvolvam o hábito da leitura

O Caçador de Pipas, A Menina que Roubava Livros e A Culpa é das Estrelas estão na seleção

Pleno.News - 25/02/2022 12h07 | atualizado em 25/02/2022 12h45

10 livros para que adolescentes desenvolvam o hábito da leitura Foto: Freepik

Para que os adolescentes desenvolvam o hábito da leitura, vale a pena contar histórias envolventes, em livros que prendam a atenção dos leitores mais jovens, a fim de estimular essa prática tão benéfica que, entre outras coisas, exercita o cérebro, estimulando a atenção, a concentração e a memória; promove a criatividade; amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais/culturais; desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita etc.

Nessa fase da vida, as emoções estão à flor da pele. Assim como a aprendizagem, as mudanças e as descobertas. Tudo isso pode ser direcionado por meio do hábito da leitura, pois, quanto mais o jovem lê, mais aprende, mais se motiva a novas leituras e descobertas.

Para isso, é essencial descobrir livros que consigam encantá-los. E, como também mostra a matéria do Mural dos Livros, ótimas indicações é o que não faltam, viu?!

Veja abaixo a lista com 10 histórias para que adolescentes desenvolvam o hábito de ler.

1. O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)
A história no Afeganistão dá vida a dois amigos, Hassan e Amir, apaixonados por pipas. A aventura se dá na década de 70 e mostra a infância dos dois, em especial, o momento de caçar pipas.

Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão, tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

A narrativa expõe as diferenças de cada um, trazendo revelações importantes que mudam tudo de uma hora para outra. Esta é uma história que envolve o leitor do início ao fim.

2. A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard)
O conto traz à tona um mundo mágico, onde há apenas dois tipos de pessoas: as que têm o sangue prateado (nobreza com poderes sobrenaturais) e as que têm o sangue vermelho (trabalhadores e pobres).

Mare Bow, a personagem principal, tem o sangue vermelho. Ela vive fazendo o que pode para ajudar a família no modesto vilarejo. De repente, consegue um emprego no palácio, dando início às reviravoltas.

Um dos melhores livros para que adolescentes desenvolvam o hábito da leitura!

3. A Menina que Roubava Livros (Markus Susak)
Adquirir o hábito da leitura é uma tarefa desafiadora nessa idade. Por isso, recorrer a títulos certeiros é essencial.

A Menina que Roubava Livros é um dos melhores contos para adolescentes. A história apresenta a vida de uma menina adotada que vai à Alemanha em meio ao nazismo. Lá, ela faz amizade com uma pessoa especial. E, em meio a todo tumulto nas ruas, cria o hábito de ler.

Um conto surpreendente!

A Menina que Roubava Livros Foto: Divulgação

4. As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)
Livro que foi parar na telinha dos cinemas, A Vantagem de Ser Indivisível é uma ótima pedida para adolescentes.

A obra revela a vida de Charlie, um menino com condições psicológicas que não lhe permite ter muitos amigos. Ele, porém, conhece outros jovens com condições parecidas e aprende muito com eles. Sem dúvida, é um livro útil que pode revolucionar a vida do leitor.

5. Harry Potter (J.K. Rowling)
A saga de Harry Potter atingiu em cheio o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo. A aventura do bruxo em meio a um mundo mágico tornou-se um clássico de sucesso.

Assim como o título anterior, este logo foi para as telinhas. A atração é cheia de personagens, emoções e muita bravura. É uma recomendação perfeita para o incentivo ao hábito da leitura!

6. Coraline (Neil Gaiman)
Um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil é o livro Coraline, de Neil Gaiman. O conto de suspense dá vida a Coraline, uma menina que passa a morar numa casa ao lado da floresta.

Lá, ela descobre um lugar bem diferente do que está acostumada. As pessoas nesse mundo são mais divertidas, porém, assustadoras.

Essa obra é admirada por pessoas de todas as idades, estimulando o hábito de ler. Fica a dica!

7. Eleanor & Park (Rainbow Rowell)
Nem sempre a amizade começa do jeito esperado. Não é mesmo? O livro Eleanor & Park evidencia o afeto entre duas pessoas totalmente desconhecidas. Pouco a pouco, elas se aproximam numa linda amizade.

O conto de Rainbow Rowell mostra como a espontaneidade da vida é linda como tem que ser. O livro promete emocionar e ajudar a manter o hábito da leitura por parte dos mais jovens.

8. Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
Para quem gosta de quebrar a cabeça para investigar um super mistério, esse é o melhor livro. O clássico de Agatha Christie traz à tona um assassinato em meio a uma viagem de trem. Cabe ao detetive Poirot desvendar o mistério e descobrir o assassino entre os 12 passageiros. É um dos melhores livros para quem gosta de se surpreender!

Assassinato no Expresso do Oriente Foto: Divulgação

9. A Culpa é das Estrelas (John Green)
A adolescência não é uma fase fácil. Ela carrega expectativas, descobertas, paixões e emoções. No drama de John Green, dois jovens passam por tudo isso com a saúde em risco, já que foram diagnosticados com câncer bem cedo.

Hazel Grace e Augustus se conhecem em um grupo de apoio e logo se apaixonam. Mas o romance entre eles tem um “prazo de validade” cada vez mais próximo. Como lidar com tudo isso?

A obra de John Green é um dos principais clássicos para adolescentes que têm o hábito da leitura.

10. A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)
O livro de Pedro Bandeira dá o pontapé inicial na saga dos “Karas”, um grupo de amigos que estuda junto no Colégio Elite. Cada um tem seu próprio talento para ajudar a desvendar os mistérios que rodeiam as escolas da cidade.

É um clássico da literatura nacional que promete prender a atenção do leitor. Sua indicação é ideal para incentivar o hábito da leitura em adolescentes!

Leia também1 Best-seller do pastor Hernane Santos ganha versão digital
2 Cliente joga no chão e atira livros de Lula em vendedores
3 MK Books lança Guia Completo da Bíblia, de Stephen M. Miller
4 Pr. Ricardo Guimarães lança e-book O Mover dos Últimos Dias
5 Pastor Eliel Lima lança livro O Decreto da Sua Vida Vai Mudar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.