Leia também:
X ‘Tenho o direito a tomar vacina’, diz Solange Couto após críticas

10 filmes hollywoodianos que você não sabia que são remakes

O norte-americano é famoso por, entre outras coisas, ser resistente a produções em outras línguas

Monique Mello - 22/01/2021 13h24 | atualizado em 22/01/2021 14h48

Hollywood costuma fazer versões de filmes estrangeiros na língua inglesa
Hollywood costuma fazer versões de filmes estrangeiros na língua inglesa Foto: Montagem/Reprodução

O obstáculo das legendas faz com que filmes estrangeiros raramente obtenham bilheterias similares aos filmes falados em inglês nos EUA. Em 2020, o filme sul-coreano Parasita surpreendeu por levar os principais prêmios do cinema, incluindo o Oscar de melhor filme. Ele foi o filme de língua estrangeira de maior bilheteria na América do Norte em 2019.

No discurso da premiação, o cineasta sul-coreano Bong Joon-ho se dirigiu ao público predominantemente em seu idioma, acompanhado de uma intérprete, para dizer que superar a barreira das legendas faria com que americanos descobrissem filmes incríveis.

O diretor sul-coreano Bong Joo Ho fez questão de discursar em sua língua, com auxílio de uma intérprete
O diretor sul-coreano Bong Joo Ho fez questão de discursar em sua língua, com auxílio de uma intérprete Foto: Reprodução

Para driblar a resistência do público norte-americano com relação a línguas estrangeiras, a saída que Hollywood encontra é fazer versões de filmes de sucesso em outros países. O Pleno.News reuniu uma lista com 10:

SEM RESERVAS, 2007

Sem Reservas e Bella Martha

Comédia romântica protagonizada por Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart, Sem Reservas conta a história de uma chef de cozinha que vê sua vida mudar 180 graus quando sua irmã morre, e sua sobrinha fica sob sua custódia. Ao mesmo tempo, outro chef chega ao seu restaurante e ameaça tornar-se o chefe no lugar dela. O filme original é o italiano Bella Martha, que ganhou o nome Simplesmente Marta, em português.

O CHAMADO, 2002

O Chamado e Ringu Foto: Montagem/Reprodução

Um filme de terror bastante conhecido é O Chamado. O longa, de 2002, é estrelado por Naomi Watts. Porém, sua versão original chama-se Ringu e veio diretamente do Japão, em 1998, tendo recebido o nome em português de Ring: O Chamado. Na história, uma repórter investiga uma misteriosa fita que, após ser assistida, dá apenas mais sete dias de vida à pessoa.

O TURISTA, 2010

O Turista e Anthony Zimmer – A Caçada Foto: Montagem/Reprodução

Em 2010 chegou aos cinemas O Turista, filme com Angelina Jolie e Johnny Depp. Na trama, um turista norte-americano decide ir até a Itália após ter o coração partido; então, uma misteriosa mulher cruza o seu caminho. A história original é intitulada Anthony Zimmer, um filme francês de 2005 que ganhou a tradução Anthony Zimmer – A Caçada.

MILLENNIUM, 2011

Millenium e Män Som Hatar Kvinor Foto: Montagem/Reprodução

Outra história que ganhou duas versões é Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Baseada no livro de Stieg Larsson, o filme original é de 2009 e ganhou o título de Män som hatar kvinnor. Dois anos depois veio a adaptação de Hollywood, estrelada por Daniel Craig e Rooney Mara. Na história, um tio pede a ajuda de um jornalista para investigar o sumiço de sua sobrinha, que desapareceu há 40 anos. Junto com uma hacker, ambos juntam forças para desvendar o mistério.

SEMPRE AO SEU LADO, 2009

Sempre ao Seu Lado e Hachiko Monogatari
Sempre ao Seu Lado e Hachiko Monogatari Foto: Montagem/Reprodução

Muitos choraram com o cachorrinho fofo de Sempre ao Seu Lado, de 2009. O que muitos não imaginam é que, primeiro, a história do cão que vai diariamente à estação de trem esperar pelo seu dono (que não virá) foi contada pelos japoneses, em 1987. O longa se chama Hachiko Monogatari.

Curiosidade: a história de Hachiko é real. Ele de fato esperava seu dono todos os dias na estação, mesmo após a morte deste. Na cidade de Shibuya, onde ele viveu, há uma estátua em sua homenagem, a qual virou o símbolo da cidade.

UM JANTAR PARA IDIOTAS, 2010

Um Jantar Para Idiotas e O Jantar dos Malas Foto: Montagem/Reprodução

Outro filme de comédia que ganhou uma versão em Hollywood é o francês Le dîner de cons, que em português ganhou o nome O Jantar dos Malas. De 1998, o longa conta a história de um homem que ajuda o próprio chefe a encontrar convidados ideais para um evento mensal, que conta com competições malucas. Tentando impressionar todo mundo, ele precisa achar o “idiota” perfeito. A adaptação, protagonizada por Paul Rudd e Steve Carell, veio em 2010 e ganhou o nome Um Jantar Para Idiotas.

OLHOS DA JUSTIÇA, 2015

Olhos da Justiça e o premiado O Segredo dos Seus Olhos Foto: Montagem/Reprodução

Estrelado por Julia Roberts e Nicole Kidman, Olhos da Justiça é uma refilmagem do sucesso argentino O Segredo dos Seus Olhos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

OS INFILTRADOS, 2006

Os Infiltrados e Conflitos Internos Foto: Montagem/Reprodução

Gosta de filmes de gangues? Pois há em dose dupla uma história de um policial que se infiltra em uma gangue, enquanto um criminoso se passa por policial. Nem precisa dizer que ambos estão se procurando, não é mesmo? A primeira versão, de 2002, é o longa Mou gaan dou, que em português recebeu o nome Conflitos Internos. A outra, mais recente, chama-se Os Infiltrados, é de 2006 e conta com grandes nomes como Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Martin Sheen no elenco.

A CASA DO LAGO, 2006

A Casa do Lago e Siworae Foto: Montagem/Reprodução

A Casa do Lago, filme de 2006, é protagonizado por Keanu Reeves e Sandra Bullock. Mas você sabia que o longa é, na verdade, uma refilmagem? Isso porque o filme original chama-se Siworae e é uma produção da Coréia do Sul! Pois é! Porém, ambos têm em comum a história de uma mulher que se muda para uma casa, mas consegue se comunicar com o dono da propriedade por meio de cartas colocadas na caixa de correio. Eles logo descobrem que estão vivendo os mesmos dias, porém com dois anos de diferença. Eventualmente se apaixonam e tentam entender este mistério

CIDADE DOS ANJOS, 1999

Cidade dos Anjos e Asas do Desejo Foto: Montagem/Reprodução

Pode ficar surpreso: Cidade dos Anjos, filme de 1999 protagonizado por Nicolas Cage e Meg Ryan, não é a versão original! A história, que gira em torno de um anjo que decide se tornar mortal após se apaixonar por uma humana, é adaptada de um roteiro já existente de Der Himmel über Berlin, traduzido como Asas do Desejo, longa de 1987, feito na Alemanha.

Leia também1 Confira! Sete filmes sobre presidentes dos Estados Unidos
2 Lista de melhores atores do século inclui uma brasileira
3 Confira dez animações que os adultos também adoram
4 Liam Neeson anuncia que vai se aposentar dos filmes de ação
5 Um ano novo começou: Confira 7 filmes sobre esperança

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.