Leia também:
X Maíra Cardi é batizada no Rio Jordão e pedida em casamento

Advogado do Egito processa Netflix por Cleópatra negra

Diretora de série diz que intenção é "trazer Cleópatra ao século 21"

Pleno.News - 22/04/2023 17h48 | atualizado em 24/04/2023 20h00

Adele James vive Cleópatra negra em série da Netflix Foto: Divulgação/Netflix

A divulgação do trailer de Queen Cleopatra retratando a antiga rainha do Egito como uma mulher negra (interpretada pela atriz Adele James) motivou um advogado egípcio a entrar com um processo contra a Netflix em seu país.

A produção, que tem Jada Pinkett Smith como produtora-executiva, envolve uma série documental que “explora as vidas de icônicas e proeminentes rainhas africanas”. Em determinado trecho divulgado, há entrevistadas que dizem frases como “possivelmente ela [Cleópatra] não era egípcia” ou “eu lembro de minha avó me dizendo: ‘Não importa o que eles te digam na escola: Cleópatra era negra’”.

Segundo informações do Egypt Independent, o advogado Mahmoud al-Semary entrou com um processo no Ministério Público do Egito pedindo a investigação e até uma potencial suspensão da plataforma no país, já que, segundo ele, a série estaria distorcendo a história e a identidade do Egito.

– Muito do que a plataforma da Netflix exibe não está nos conformes dos valores e princípios islâmicos e da sociedade, especialmente os egípcios – diz, na ação.

O ex-ministro de antiguidades do Egito, Zahi Hawaiss, também fez críticas à produção, afirmando que o retrato de Cleópatra como uma mulher negra é “completamente falso. Ela era grega”.

No Twitter, a protagonista Adele James compartilhou algumas ofensas recebidas por internautas e escreveu:

– Para sua informação, esse tipo de comportamento não será tolerado em minha conta. Vocês serão bloqueados sem hesitação. Se você não gostou do elenco, não assista ao programa.

Já a diretora de Queen Cleopatra, Tina Gharavi, deu um depoimento à revista Variety sobre a polêmica.

– Fazendo minha pesquisa, percebi o ato político que seria se víssemos uma Cleópatra interpretada por uma atriz negra. Para mim, a ideia de que as pessoas estiveram tão inacreditavelmente erradas antes – historicamente, de Theda Bara a Monica Bellucci, e, mais recentemente, com Angelina Jolie e Gal Gadot na disputa para representá-la – significava que nós tínhamos que acertar ainda mais. A procura era para encontrar a intérprete certa para trazer Cleópatra ao século 21. Por que Cleópatra não deveria ser uma irmã com melanina? E por que algumas pessoas precisam que Cleópatra seja branca?

– Então, Cleópatra era negra? Nós não sabemos com certeza, mas nós podemos ter certeza de que ela não era branca como Elizabeth Taylor. Temos que ter uma conversa com nós mesmos sobre colorismo e a supremacia branca internalizada com a qual Hollywood nos doutrinou. Acima de tudo, temos que perceber que a história de Cleópatra trata menos sobre ela do que trata de quem nós somos – continuou, em outro momento.

*AE

Leia também1 Morgan Freeman se manifesta contra termo "afro-americano"
2 Startup defende que beber café é racismo: "Supremacia branca"
3 Maíra Cardi é batizada no Rio Jordão e pedida em casamento
4 Mateus Solano deixa a Globo após 20 anos: "Estou feliz"
5 DJ Prince é atacado por bandidos e testemunha livramento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.