Leia também:
X Menino viraliza por ir à escola a cavalo após pneu de bike furar

USP aprova adoção de cotas raciais para futuros concursos

Decisão foi celebrada por ativistas do movimento negro, mas ainda há críticas

Pleno.News - 23/05/2023 19h30 | atualizado em 24/05/2023 11h38

USP aprova adoção de cotas raciais para futuros concursos Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nesta segunda feira (22), o Conselho Universitário da USP aprovou a adoção de cotas raciais para pretos, pardos e indígenas nos seus futuros concursos públicos para professores e funcionários.

Os próximos concursos públicos da universidade destinarão 20% de vagas para cotas raciais em processos seletivos com três ou mais vagas para postos de trabalho. Nos casos em que forem oferecidas uma ou duas vagas, os autodeclarados negros, pardos ou indígenas ganharão uma pontuação diferenciada na avaliação.

A medida foi celebrada por ativistas do movimento negro, porém ainda há críticas. O Núcleo de Consciência Negra da USP, por exemplo, afirmou que a entidade não foi convidada a debater o tema e tampouco teve espaço para falar sobre a questão na reunião do conselho ocorrida no domingo (21).

Outro ponto criticado é o fato da garantia de colocação ser apenas em concursos acima de três vagas, o que na prática não acontece na maioria dos concursos para professores. A entidade lembrou ainda que apenas 5% dos professores da universidade se declaram negros ou pardos.

Em nota, a assessoria de imprensa da USP afirmou que o Conselho Universitário possui uma composição que contempla todos os segmentos da universidade e externos a ela e que a proposta discutida e aprovada ontem é resultado dos debates ocorridos no Conselho de Inclusão e Pertencimento.

Sobre a crítica em relação à falta de vagas em concursos com menos de três vagas, a nota reafirma que pretos, pardos e indígenas terão avaliação e pontuação diferenciada nestes casos.

*Agência Brasil

Leia também1 Uso do termo "obesidade" pode estar com os dias contados
2 PUC suspende professor por piada sobre estupro
3 Professora é demitida da Unesp por participar do 8 de janeiro
4 Professora é suspeita de incitar violência em sala de aula
5 PUC-SP quer ter 37% de docentes negros em seis anos; entenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.