UFBA abre edital com vagas para trans e refugiados
São 352 vagas em 88 cursos. Processo seletivo ficará aberto até o dia 23
Henrique Gimenes - 16/01/2019 18h58

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com processo seletivo aberto para vagas de graduação de quilombolas, imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade, indígenas aldeados e pessoas transgênero. O prazo do edital acaba no dia 23 de janeiro.
Serão 352 vagas em 88 cursos ministrados nas modalidades Curso de Progressão Linear (CPL), de categoria tradicional, Curso Superior de Tecnologia (CST), com formação de três anos, e Bacharelado Interdisciplinar (BI).
Para se candidatar, é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (ENEM). No entanto, imigrantes ou refugiados que tenham cursado o nível em outro país estão dispensados.
Para comprovar a condição de quilombola ou de indígena aldeado, é necessário um certificado da Fundação Cultural Palmares e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Pessoas transgênero devem apresentar uma autodeclaração. Imigrantes e refugiados devem apresentar um visto emitido pelo Conselho Nacional de Imigração.
A UFBA também oferece 4.492 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também há vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e alunos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Leia também1 Ator do filme Tropa de Elite sofre grave acidente no Rio
2 Juíza aceita denúncia e João de Deus vira réu pela 2ª vez