Leia também:
X Universidade de Stanford oferece bolsas de estudo

Site especializado em leitura infantil dá 10 dicas de livro

A lista reúne os clássicos que encantaram gerações ao longo das últimas 10 décadas

Natalia Lopes - 08/08/2017 15h22 | atualizado em 08/08/2017 15h58

Atualmente todos estão muito conectados, inclusive as crianças. Elas interagem com aplicativos e assistem aos seus desenhos favoritos através de celulares e tablets. O tema é polêmico, mas como fazer as crianças terem alternativas para o entretenimento? Foi pensando nisso que nasceu a Leiturinha, um site que oferece o serviço de assinatura de livros, voltado para crianças de até 10 anos.

– A ideia é estimular e incentivar o hábito da leitura entre pais e filhos, para que a família como um todo possa viver essa experiência mágica, educativa e divertida. Em uma conversa com dois amigos falamos sobre a dificuldade de estabelecer esse vínculo de carinho e aprendizado e a ideia nasceu – explica Rodolfo Reis, um dos sócios do projeto.

Através da assinatura, os pais recebem um kit mensal e podem resgatar o antigo costume de leitura com os filhos. A seleção dos livros é feita por especialistas em desenvolvimento infantil que se baseiam nos aspectos a serem desenvolvidos a cada idade. As crianças costumam gostar de histórias, interagem em família e dessa forma se introduz o hábito da leitura.

– O kit tem uma carta pedagógica explicativa e os pontos a serem trabalhados com a criança na hora da leitura – esclarece Reis.

A pedido do Pleno.News, a curadora do site Cynthia Spaggiari reuniu os clássicos que encantaram gerações ao longo das últimas 10 décadas.

Década 1920: A Menina do Narizinho Arrebitado – Monteiro Lobato. Lançado em 1920 este é o primeiro clássico infantil do autor Monteiro Lobato. Essa obra deu início a uma série de personagens eternizados no Sítio do Picapau Amarelo.

Década 1930: Aventuras do Avião Vermelho – Erico Verissimo. Lançado em 1936 conta a história de Fernando e seu pai. Com um aviãozinho vermelho, a imaginação do leitor é transportada para uma grande aventura.

Década 1940: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry. Lançado em 1943 é uma sensível história que se passa num planeta muito, muito distante. O escritor francês criou esse clássico há 70 anos, mas transcende gerações e gostos literários.

Década 1950: As crônicas de Nárnia – C.S. Lewis. Lançado entre 1949 e 1954. É uma série de fantasia. Nessa aventura, os animais falam, os objetos têm vida e as crianças são inseridas em batalhas entre o bem e o mal.

Década 1960: Flicts – Ziraldo. Lançado em 1969, o clássico conta uma história emocionante que permite refletir sobre respeito, diferença e aceitação.

Década 1970: O Escaravelho do Diabo – Lucia Machado de Almeida. Lançado em 1974 é um clássico juvenil de mistério e muito suspense. Sua primeira publicação aconteceu em 1953, na revista O Cruzeiro. Em 1974, O Escaravelho do Diabo alcançou maior sucesso ao ser republicado pela Série Vaga-Lume. Em 2016 foi lançado um filme baseado na obra.

Década 1980: O Menino Maluquinho – Ziraldo. Lançado em 1980 é uma série de quadrinhos eternizados por muitas crianças, servindo de inspiração para peças teatrais, filmes, óperas e séries de TV.

Década 1990: Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling. Lançado em 1997 é o primeiro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter. As obras deram origem a filmes que fizeram com que o bruxinho virasse uma febre entre crianças, adolescentes e até adultos de todo o mundo.

Década 2000: O Diário de um Banana – Jeff Kinney. Lançado em 2007. O livro discute a ideia de que não é nada fácil ser criança e esse banana sabe bem disso! Quem entende sobre ser criança melhor do que todo mundo é Greg, um menino comum que, como qualquer outro, passa por disputas na escola e sofre com sua baixa popularidade. Diário de um Banana é sucesso até hoje entre crianças e pré-adolescentes de todo o mundo.

Década 2010: Malala, a Menina que Queria Ir Para a Escola – Adriana Carranca Corrêa – Lançado em 2015, escrito pela brasileira Adriana Carranca, conta a história de Malala Yousafzai. Uma garota paquistanesa que sofreu um atentado de membros do movimento Talibã por defender a educação feminina. Uma emocionante história sobre coragem e resiliência. Malala ganhou o prêmio nobel da Paz em 2014.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.