Leia também:
X Governo assina documento por 100 milhões de vacinas

RJ: Escolas particulares não reabrirão na próxima segunda

Decreto municipal adiou o retorno para o dia 16 de agosto

Rafael Ramos - 01/08/2020 09h31

Escolas particulares não reabrirão na segunda-feira Foto: Reprodução

Enquanto o banho de mar já está liberado no Rio de Janeiro, as aulas na rede particular, que voltaram na próxima segunda-feira (3), terão que esperar mais um pouco. De acordo com um decreto municipal, as unidades só reabrirão no dia 16 de agosto, mas a volta é facultativa.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio (Sinepe Rio), José Carlos Portugal, disse que ainda não é possível dizer se as aulas voltam este ano. Caso aconteça, é provável que se adote um modelo híbrido.

– O afastamento requerido pelos protocolos de segurança diminui a quantidade de alunos em sala de aula e as instalações físicas ficaram pequenas para comportar tantos subgrupos. Enquanto a vacina não chegar, a única solução será o ensino híbrido, com rodízio de turmas e alternância entre momentos presenciais e online.

O Conselho Nacional de Educação recomenda que as reprovações sejam evitadas, mas dá liberdade a cada escola para conceber encaminhamentos em função de seu Projeto Pedagógico. As instituições têm se esforçado para que o modelo atual não provoque mais desigualdade entre os alunos.

– Deve-se também respeitar a decisão de cada família, que tem o direito de discernir o momento e as circunstâncias em que se sentirá confortável para levar o seu filho para participar das atividades presenciais – complementou o Sindicato.

A Fiocruz orienta que o momento de reabertura das escolas deve ser pautado por análises epidemiológicas que indiquem redução contínua de novos casos da doença. A entidade também considera fundamental fortalecer o monitoramento da situação do vírus em alguns territórios para antecipar possíveis surtos.

Leia também1 Crivella libera banho de mar no Rio de Janeiro
2 Candidatos terão que usar máscara para fazer o Enem
3 Governo assina documento por 100 milhões de vacinas
4 Autor de vídeo sobre censura a direitistas faz desabafo
5 Covas rompe com Comitê do Coronavírus criado por Doria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.