Leia também:
X Instabilidade em prova online da Fuvest prejudica inscritos

RJ: Alunos da rede pública só devem voltar às aulas em 2021

"O processo será gradual", informou a secretária de Educação, Talma Suane

Rafael Ramos - 19/07/2020 09h40 | atualizado em 19/07/2020 09h41

650 mil alunos da rede pública só devem voltar às aulas em 2021 Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro admitiu que parte dos 650 mil alunos da rede público só retornem às escolas em 2021. De acordo com a secretária de Educação, Talma Suane, a mesma hipótese é avaliada pelo governo do estado.

– O processo será gradual. Escolhemos retomar as aulas pela última série, até porque nossas escolas contam com, no máximo, quatro turmas por turno no 9º ano. O andamento do retorno dos outros alunos será definido em acordo com o comitê científico da prefeitura. Se for aconselhável, algumas séries continuarão com aulas virtuais até o fim de 2020, voltando às escolas somente em 2021 – explicou a secretária.

Dos cerca de 650 mil alunos matriculados em escolas da prefeitura, 37.415 estão no 9º ano. Em relação à rede privada, a expectativa era que a reabertura acontecesse neste mês, mas não houve consenso entre os sindicatos de profissionais de ensino e as autoridades sanitárias.

O secretário de Educação do governo fluminense, Pedro Fernandes, explica que todas as decisões levarão em conta critérios epidemiológicos. Apesar de parte dos estudantes só retornar em 2021, há a ideia abrir as unidades ainda este ano, mesmo que não haja aulas.

– É difícil, hoje, ter uma resposta concreta sobre a volta às escolas, pois isso depende de orientações da área de saúde. Mesmo se algumas séries não retornarem este ano, o que pode acontecer, a ideia é manter as escolas abertas para os alunos que precisam de computadores para assistir às aulas virtuais. Mas teremos uma avaliação do aprendizado presencial e um cronograma para que os estudantes possam tirar dúvidas pessoalmente com professores.

Leia também1 Bolsonaro diz que proposta de Guedes "não é CPMF"
2 Bolsonaro passa a usar novo remédio contra Covid: Annita
3 Justiça condena 'Japonês da Federal' a perder o cargo
4 Bolsonaro critica PL das Fake News: 'Limita a liberdade'
5 Damares sobre notícia-crime: “Não cometi crime algum”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.