Ranking de educação coloca Brasil na frente da Argentina
País também foi melhor que Arábia Saudita e Indonésia em todos os quesitos avaliados
Paulo Moura - 03/12/2019 08h02 | atualizado em 03/12/2019 08h47
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (3), os dados da edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), considerada a principal avaliação da educação básica no mundo. A análise colocou o Brasil à frente de vizinhos como Argentina e Colômbia.
Os números são avaliados em três áreas, matemática, ciências e leitura, em 97 países e territórios. Além de vencer os vizinhos da América do Sul, o Brasil ainda conseguiu melhores resultados que Indonésia e Arábia Saudita em todos os quesitos avaliados.
A liderança da avaliação foi para as regiões chinesas de Pequim, Xangai, Jiangsu e Guangdong, que foram avaliadas como uma só e que mantiveram a ponta do ranking em todas as áreas. Outro destaque foi Singapura, que ocupa a segunda posição também nas três disciplinas. Já a República Dominicana e Filipinas se revezam nos piores resultados entre todos os países e territórios avaliados.
Leia também1 "Brasil não irá mais a reuniões sobre educação no Mercosul"
2 MEC anuncia recurso extra de R$ 125 mi para universidades
3 Eduardo Bolsonaro vence ação sobre resposta contra Época