Leia também:
X Prazo para pagamento do Enem se encerra nesta quinta

Projeto de brasileira de 18 anos vence disputa científica

Juliana Estradioto promoveu o aproveitamento de resíduos e criação de novo material

Camille Dornelles - 24/05/2019 12h39 | atualizado em 24/05/2019 12h40

A jovem Juliana Davoglio Estradioto, de 18 anos, se tornou a primeira brasileira a participar de uma feira de ciências para pré-universitários três vezes. Além disso, ela venceu uma das categorias do evento na última sexta-feira (17).

Ao saber da nomeação, ela agradeceu à sua instituição de ensino e aos professores.

– Com 14 anos, eu entrei na instituição que mudou a minha vida. Eu fiz pesquisa, ensino e extensão. Eu tive professores maravilhosos que me ajudaram dentro e fora da sala de aula. Eu estudei muito e, às vezes, chorei de tão exausta. Mas, de todas as coisas que estudar no IFRS campus Osório me proporcionou, eu jamais imaginei que participaria três vezes da Intel ISEF (…) Obrigada à minha orientadora linda, aos meus professores incríveis, à minha família, aos meus amigos e às feiras de ciências brasileiras. A educação transforma vidas, não podemos deixar ela ser sucateada – declarou.

A Intel Isef (International Science and Engineering Fair, ou Feira Internacional de Ciência e Engenharia, em português) 2019 recebeu mais de 1.800 jovens cientistas entre 15 e 19 anos. Os projetos de cada um deles foram apresentados a um grupo de avaliadores.

O projeto de Estradioto promove o aproveitamento de resíduos do processamento da macadâmia. O resultado seria uma membrana biodegradável que poderia substituir embalagens e curativos. No final do ano passado, ela venceu o Prêmio Jovem Cientista por suas pesquisas.

– Por mais alunos do ensino médio desenvolvendo pesquisas e vendo na ciência uma oportunidade de carreira e de amor! – agradeceu, na ocasião.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.