Leia também:
X Sikêra Jr rebate acusações de Xuxa: “A gente se vê no tribunal”

Professora usa personagens de animes para ensinar psicologia

Personagens de Naruto, Dragon Ball, Death Note e One Piece já foram analisados no canal do YouTube

Pierre Borges - 17/11/2020 15h58 | atualizado em 17/11/2020 16h06

Professora e psicóloga, Perla tem público jovem no YouTube Foto: Reprodução

Em julho deste ano, a professora e psicóloga Perla Lima criou um canal no YouTube para ensinar de um jeito diferente. Com um público alvo jovem, Perla analisa personagens de animes (desenhos japoneses) para ensinar conceitos teóricos da psicologia.

Em 3 meses, o canal Psique Entre Nós já conta com mais de 30 mil inscritos e 230 mil visualizações em seu vídeo mais popular, onde a professora analisa o personagem Itachi, do anime Naruto. Em entrevista exclusiva ao Pleno.News, Perla disse que Itachi foi o personagem que ela teve mais dificuldade em analisar, devido à sua história complexa. A youtuber atribuiu o rápido crescimento do canal à necessidade do debate leve e prático sobre temas considerados, muitas vezes, tabus ou que são vistos com preconceito.

A ideia de criar o canal, surgiu quando Perla teve que começar a gravar videoaulas para as suas turmas da Universidade Estadual de Roraima (UERR), devido ao ensino à distância, provocado pela pandemia.

Os alunos sugeriram de eu criar um canal no YouTube e compartilhar os vídeos. Resolvi fazer uma análise do Naruto e deu muito certo. Alcançou um público incrível e as pessoas começaram a pedir mais análises

Além de personagens de Naruto, Dragon Ball, Death Note e One Piece, o jogo Among Us também já foi analisado pela psicóloga. O vídeo referente ao game se propõe a explicar como as situações do jogo nos afetam psicologicamente e o porquê de algumas reações serem tão recorrentes durante as partidas. Durante as análises psicológicas, Perla já explicou condições como autismo, síndrome de Asperger e transtorno de personalidade narcisista, além de conceitos teóricos de autores como Jeremy Bentham.


– A partir do meu primeiro vídeo de análise de personagem, percebi o quanto as pessoas tem curiosidade sobre os conceitos de psicologia e o quanto ficaram encantadas com a aplicação de conhecimentos teóricos em animes. Eu sempre gostei muito de assistir, desde criança, e gosto de usar exemplos de personagens nas minhas aulas. Considero uma forma prática dos alunos enxergarem os conceitos trabalhados em sala de aula – disse a professora da UERR.

A professora também afirmou que, a partir dos vídeos, vários inscritos de canal começaram a se interessar tanto pelo estudo da psicologia, como em buscar ajuda profissional e tratamentos psicoterápicos. Animada com o desempenho do canal, Perla pretende expandir o tema para abranger também, personagens de séries e filmes, no entanto esta ainda é uma previsão futura.

Confira abaixo a análise do personagem Itachi Uchiha.

Leia também1 "Meme do caixão" retorna em campanha publicitária ganense
2 Youtuber Luccas Neto é diagnosticado com Covid-19
3 Fifa: Mundial de Clubes será no Catar em fevereiro de 2021
4 Bolsonaro irá expor países que compram madeira ilegal
5 China: Repórter pode ficar 5 anos presa por falar sobre pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.