Leia também:
X Governo Bolsonaro libera R$ 50 milhões para a Educação

Por que fazer um intercâmbio nos Estados Unidos?

Veja 5 motivos que vão convencer você a fazer um intercâmbio para os Estados Unidos

Pleno.News - 20/12/2022 18h15

Os EUA são o destino favorito de quem quer fazer um intercâmbio para se aprimorar no inglês Foto: Freepik

Pensar em fazer um intercâmbio para os Estados Unidos é com certeza empolgante. Mas, como qualquer coisa que faz nosso coração bater mais rápido, também pode dar um pouco de medo.

Não se preocupe. São muitas as vantagens de fazer essa escolha. Para quem já está fazendo aulas de inglês online, por exemplo, um intercâmbio para os EUA é uma forma de colocar a pronúncia em prática e alcançar a tão sonhada fluência. Mas esse não é o único motivo para escolher esse país.

É sobre isso que você vai ler aqui neste texto.

O que é um intercâmbio?
Intercâmbio é um tipo de programa que oferece experiências de imersão em outro país. Segundo o dicionário Oxford, é a “reciprocidade de relações (comerciais, culturais etc.) entre nações”.

Um intercâmbio pode variar, de acordo com o objetivo o intercambista, entre:
– intercâmbio de ensino médio;
– intercâmbio de idiomas;
– intercâmbios acadêmicos (realizados entre universidades);
– intercâmbios profissionais (permitem ao estudante uma experiência de trabalho).

É sempre bom já ter uma noção do idioma antes de ir para um país desconhecido. Alguns programas exigem exames de proficiência na língua, mas não são todos que possuem esse critério.

No caso dos EUA, essa exigência também varia de acordo com o programa. Vale ficar de olho para não perder a experiência por esse detalhe.

Escolhi fazer intercâmbio para os Estados Unidos, mas para qual parte do país eu vou?
Você sabia que os EUA são o destino favorito de quem quer fazer um intercâmbio para se aprimorar na língua inglesa?

Só que vale lembrar que é um país continental (o terceiro maior do mundo) e você vai precisar fazer outra escolha: para qual parte dos EUA você vai?

Aqui valem algumas dicas:
Se você é uma pessoa ligada à política, Washington D.C. é uma boa pedida. A capital do país é onde estão os ícones da política americana, a Casa Branca e a sede do Congresso Nacional.

Caso seja um amante de praias, Califórnia, Havaí, San Diego e Los Angeles fazem qualquer caiçara sonhar mais alto. As paisagens são imbatíveis. Vale lembrar que Los Angeles é onde está Hollywood e todas as maiores estrelas do cinema americano.

Agora, para quem é fascinado pela história, Boston com certeza é o destino ideal. Ela conserva as marcas da luta pela proclamação da independência dos Estados Unidos, no século 18.

Quem está em busca de um destino diverso, cosmopolita e com influência de diversas culturas, Chicago e Nova Iorque são as escolhas ideais. Essas metrópoles reúnem hábitos e costumes dos mais variados cantos do planeta. Não há como não achar um canto nessas cidades que faça você se sentir em casa.

Por fim, quem adora um parque temático ou um cassino, pode ficar em Las Vegas, Orlando ou Santa Bárbara.

Vale sempre lembrar que, não importa a localidade, uma vez dentro do país, você pode conhecer todos os outros destinos. Basta se programar.

Quais as vantagens em fazer um intercâmbio para os Estados Unidos?
Essa grande potência mundial é, com certeza, atraente aos olhos dos intercambistas. Veja 5 vantagens de fazer um intercâmbio para esse destino:

1. Ampliar suas opções profissionais
É inegável. Fazer um intercâmbio vai dar uma guinada no seu currículo. Neste mundo globalizado, uma pessoa que apresenta fluência e contato com outras culturas possui um diferencial interessante.
Um estudo da Hays mostra que 91% das empresas no Brasil exigem inglês na contratação. Quem possui o idioma chega a ganhar até 60% mais do que quem não possui.

2. Conhecer outras culturas
Há uma grande variedade étnica nos EUA. O sonho americano atrai imigrantes e turistas de todo o planeta, como da Ásia e América Latina, por exemplo. Por isso, ir para os EUA é uma forma de ter contato com uma grande diversidade cultural, o que vai fazer você encarar o mundo de uma forma diferente.

3. Conhecer diversos outros pontos turísticos
Não é tão caro se locomover pelos EUA como é no Brasil. Seja de carro, avião ou ônibus, os preços são acessíveis, a depender do destino. Além de cumprir o seu objetivo no intercâmbio, você também pode fazer vários passeios interessantes para enriquecer seu repertório cultural.

4. Possui vários climas diferentes
Sabe as quatro estações do ano? Pois é, nos EUA você consegue vivenciar todas elas: primavera, verão, outono e inverno. Desde fazer um boneco de neve, como nos filmes, a pular em uma pilha de folhas secas, há experiências únicas que as estações trazem e que você não consegue vivenciar no Brasil.

5. Várias opções de intercâmbio
O país possui diversos tipos de programa de intercâmbio. Então, dá para escolher um que se encaixe em seus objetivos:

– High School – para estudantes do ensino médio;
– Au Pair – nele você trabalha como babá para uma família e ainda pode estudar inglês;
Trabalho voluntário;
– Inglês + um curso de interesse;
– Entre outros.

O que não falta são motivos para fazer um intercâmbio para os EUA, não é mesmo? Agora é fazer uma pesquisa para encontrar o programa que melhor atenda você, se planejar e ir para essa aventura inesquecível que é viver em outro país!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.