Leia também:
X 21 universidades brasileiras estão entre melhores do mundo

Paulo Freire “batiza” 346 escolas no país; Che Guevara nomeia 11

Guerrilheiro de esquerda Carlos Marighella, Lula e até ex-mulher falecida, Marisa Letícia, são homenageados em redes públicas de ensino

Gabriel Mansur - 22/08/2022 16h03 | atualizado em 22/08/2022 16h21

Escola Municipal Paulo Freire pode ter nome alterado Foto: Divulgação/Rose Tatiane Barreto

Um levantamento do jornal Gazeta do Povo, publicado no sábado (20) e baseado em dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostra que o educador Paulo Freire serviu de inspiração para batizar 346 escolas públicas no Brasil. O autor de Pedagogia do Oprimido e ícone da esquerda universitária surge em primeiro lugar entre 60 figuras históricas brasileiras.

Na segunda colocação, o polímata Rui Barbosa batiza 345 centros educacionais. A lista dos dez nomes mais comuns também inclui Tancredo Neves (322), Monteiro Lobato (319), Tiradentes (276), Getúlio Vargas (232), Dom Pedro I (174), Dom Pedro II (165), Santos Dumont (147) e Cecília Meireles (145).

Os dados projetados pelo jornal contemplam redes municipais e estaduais e levam em consideração grafias alternativas. A escolha dos nomes pode ser feita por intermédio de vereadores, prefeitos ou de entidades escolares.

Além de Paulo Freire, outros símbolos esquerdistas são homenageados no levantamento. O país tem 11 escolas públicas batizadas com o nome do guerrilheiro comunista e argentino Ernesto Che Guevara. Já o guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella é homenageado em quatro redes de ensino.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é nome de seis escolas. A ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017, dá nome a quatro. Dona Lindu, mãe de Lula, a duas. Em compensação, o presidente Jair Bolsonaro não é nome de colégio. Seu pai, Percy Geraldo Bolsonaro, batiza uma unidade de ensino gerenciada pela Polícia Militar em Duque de Caxias desde 2018.

Leia também1 Lula: 'Em economia, nem sempre você pode dizer o que vai fazer'
2 Lula agora diz defender alternância de poder na Venezuela
3 Bolsonaro mostra "preocupação" e diz: "Vou dar beijo no Bonner"
4 Ministro Paulo Guedes irá com Bolsonaro ao Jornal Nacional
5 Nunes Marques deverá presidir o TSE nas eleições de 2024

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.