Leia também:
X Confira como ter um currículo transparente e de sucesso

MEC abre inscrições para vagas do Sisu no 2° semestre

Cerca de 51 mil vagas estão sendo oferecidas em instituições de ensino superior

Paulo Moura - 07/07/2020 07h33

Inscrições para segunda edição do Sisu em 2020 começam nesta terça Foto: Agência Estadão/Aloisio Maurício

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (7) as inscrições para as vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre. Até a próxima sexta-feira (10), serão ofertados mais de 51 mil lugares em instituições de ensino superior do país para o estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta edição do Sisu marca a primeira vez em que, além dos cursos de graduação presenciais, a seleção vai oferecer vagas de Ensino à Distância (EaD). Para concorrer a uma das matrículas, o candidato não pode ter zerado a redação. Os candidatos que concorreram na condição de treineiros também não podem participar.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu e clicar no campo “Minha inscrição”. Na plataforma, o candidato pode escolher até duas opções de cursos, por prioridade, podendo ser na mesma instituição ou em universidades distintas.

Para a primeira escolha, o candidato deve clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita através do nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso” para prosseguir. Em seguida, basta repetir o mesmo processo para a segunda opção.

O candidato também pode optar se deseja concorrer nas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas definidas pelas instituições. No caso de universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo de acordo com critérios econômicos e raciais.

Segundo cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho.

Após isso, o candidato deverá acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição.

Leia também1 #CANCELAOANOLETIVO2020: Ano letivo pode ser cancelado?
2 Bolsonaro vê "inadequações" em currículo de Decotelli
3 Em enquete do Enem, maioria escolhe adiar prova para maio
4 210 mil universitários sem aula: Como fica o ensino?
5 Menino que usava Wi-Fi de açougue ganha R$ 84 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.