CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Inscrições para vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Instabilidade em prova online da Fuvest prejudica inscritos

Problemas em proficiência de idioma impediu realização por candidatos

Pleno.News - 12/07/2020 16h24 | atualizado em 12/07/2020 18h43

Prova da Fuvest à distância apresenta instabilidades Foto: Freepik

Neste domingo (12), estudantes que prestaram a prova de proficiência de idioma da Fuvest alegaram instabilidades no sistema. Os problemas prejudicaram candidatos a uma vaga da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O sistema desconectava com frequência nas provas de alemão e francês e impediu diversos candidatos de realizar a prova de inglês.

Essa, com mais candidatos, apresentou sinais de problemas antes do início. Candidatos relatam que o link para acessar a prova, conforme indicação da Fuvest, deveria aparecer às 10h30 na área do candidato no site, o que não aconteceu. Quando surgiu, às 11h, o link levava para uma tela com a mensagem “prova encerrada”.

Alguns candidatos conseguiram entrar no ambiente do exame, mas o sistema desconectava com frequência. Essa é a primeira vez que a Faculdade de Direito da USP, fundada em 1827, faz seu processo seletivo de pós-graduação pela internet, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ainda durante o horário de exame de inglês, a Fuvest enviou e-mail para os candidatos reconhecendo a instabilidade do sistema e dizendo que estava “tentando contornar o problema”.

O candidato Fernando Rocha não conseguiu acessar a prova, declarando que “só apareceu mensagem de que houve instabilidade. De fato, no entanto, não consegui sequer visualizar a prova, e o ambiente virtual ficou fora do ar”.

– Aparecia erro, e depois a mensagem de prova encerrada – diz Rayssa Fonseca, outra candidata.

Após os erros apresentados pelo sistema, Fonseca também não conseguiu mais acessar a área do candidato no site.

Segundo o edital do processo seletivo, a Fuvest e a Faculdade de Direito da USP “não se responsabilizam por problemas de ordem técnica que possam acontecer, por exemplo, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e outros fatores que impossibilitem a realização da prova”.

A Fuvest, por meio de nota, reconheceu “problemas técnicos enfrentados durante a realização da prova de proficiência em inglês” e que, diante da instabilidade para os outros candidatos, a Fuvest diz que “todos os inscritos na prova de inglês serão convocados para a prova de conhecimentos jurídicos e poderão prosseguir no processo seletivo”.

*Folhapress

Leia também1 Aluna consegue vaga na USP após indicar fraude em cotas
2 Inep divulga os locais de prova do Enem 2019 nesta 4ª feira
3 MEC define data do Enem de 2020: Será em janeiro de 2021
4 #CANCELAOANOLETIVO2020: Ano letivo pode ser cancelado?
5 210 mil universitários sem aula: Como fica o ensino?

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo