Leia também:
X Bolsonaro libera pausa de parcelas do Fies na pandemia

Inscrições para vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Candidatos concorrem a 51 mil lugares em universidades do país

Paulo Moura - 10/07/2020 10h32

Inscrições para segunda edição do Sisu em 2020 encerram nesta sexta Foto: Agência Estadão/Aloisio Maurício

As inscrições dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 para vagas de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerram nesta sexta-feira (10). Ao todo, são oferecidas mais de 51 mil matrículas em instituições do país.

A ocasião marca a primeira vez em que são ofertadas vagas na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Além de ter feito o Enem do último ano, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram a prova como treineiros também não podem participar.

Através do site do Sisu, os candidatos devem acessar a tela “Minha inscrição” e escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. A pesquisa de vaga pode ser feita por município, instituição ou curso.

Os concorrentes deverão escolher ainda se querem participar por meio das vagas de ampla concorrência, Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições.

De acordo com o edital da seleção, a ordem dos critérios para classificação em caso de empate é a maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O cronograma divulgado pelo MEC estabelece que o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. Após esta fase, as convocações serão feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera.

Leia também1 MEC define data do Enem de 2020: Será em janeiro de 2021
2 #CANCELAOANOLETIVO2020: Ano letivo pode ser cancelado?
3 Menino que usava Wi-Fi de açougue ganha R$ 84 mil
4 Bolsonaro deve escolher nome para a Educação nesta sexta
5 Na pandemia, STF gastará R$ 5 mi com segurança armada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.