Estudo: Religiosidade ajuda desempenho escolar infantil
Pesquisa alemã mostrou que oração regular influencia bons resultados
Camille Dornelles - 09/06/2018 13h00 | atualizado em 09/06/2018 13h01

Uma pesquisa inédita realizada pela Universidade da Colônia, na Alemanha, relacionou a religiosidade com o desempenho escolar infantil. Crianças que professam uma fé foram submetidas a testes de matemática e o resultado comparado àquelas que não possuem religião declarada.
Os pesquisadores afirmaram que o comprometimento com uma comunidade religiosa está relacionado a um melhor desempenho na escola. O fator não é único, eles ressaltam, mas relevante.
Os pesquisadores Sarah Carol e Benjamin Schulz avaliaram como as organizações religiosas fornecem orientação e apoio e também incentivam a concentração.
De acordo com a pesquisa, ambos os aspectos são positivamente relacionados ao sucesso educacional no testes de matemática, ponto focal do estudo.
O estudo avaliou estudantes cristãos e muçulmanos. Para eles, a prática regular de oração também pode influenciar o desempenho escolar.
– A oração regular indica autodisciplina e motivação intrínseca. Ambos também são fatores-chave para o sucesso na escola – aponta a pesquisa.
O estudo também levou em conta o país de origem dos pais, o desempenho de testes de matemática em imigrantes, grau de religiosidade e relação à comunidade religiosa.
Leia também1 Marina Silva defende Estado laico e aulas de evolucionismo
2 Crivella defende que proibirá eventos que ofendam religiões
3 Cristãos ganham direito de fazer cultos na Arábia Saudita