Leia também:
X Filha confessa envolvimento em roubo de família morta

Estudante ruivo diz ser pardo e é aprovado em Medicina

Ele se defendeu afirmando que tem uma avó negra

Pleno.News - 06/02/2020 13h09

Michelson Mendonça da Silva entrou através de cota racial Foto: Reprodução

Um estudante de 38 anos foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ele concorreu a uma das vagas das cotas raciais no ano passado.

O homem se autodeclarou pardo, mas tem a pele clara e é ruivo. O caso dele está sendo investigado pela universidade após receber uma denúncia. Michelson Mendonça da Silva está no primeiro semestre de Medicina.

O edital do vestibular da Uesb exige que, no momento da matrícula, o candidato que concorre a cotas raciais preencha um formulário no qual se autodeclara negro ou pardo, e não faz verificação presencial para confirmar a veracidade da informação.

Essa forma de ingresso de alunos que concorrem a cotas raciais é cercada de polêmicas na Bahia, e já foi alvo de críticas também na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde pessoas brancas entraram em Medicina pelas cotas raciais.

Por conta disso, a UFMG passou a adotar a averiguação presencial das autodeclarações no vestibular de 2019 por meio de uma banca. No mesmo ano, UFBA (Universidade Federal da Bahia), também por conta de tentativas de fraude, implantou o mesmo sistema de verificação.

O estudante investigado tem entendimento contrário do da UFBA. Mesmo dizendo ser ruivo, ele se considera pardo porque tem uma avó negra.

– A questão étnico-racial é de identidade cultural, de como a pessoa se vê em sua comunidade. Em minha parte, não há nada ilegal, fiz tudo baseado no edital, já esclareci à universidade. Não tenho o que temer disso aí. Só eu nasci ruivo na família – declarou ao jornal Folha de S. Paulo.

*Folhapress

Leia também1 Richthofen é aprovada no Sisu para cursar Gestão de Turismo
2 Bolsonaro levanta suspeita de sabotagem no Enem
3 Helio Lopes critica cultura de cotas raciais no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.