Leia também:
X Enem 2021: Confira as datas de inscrição, provas e pagamento

“Esquizofrenia linguística”, diz professora sobre gênero neutro

Cíntia Chagas afirmou que medida não produz inclusão e que, pelo contrário, exclui parcela da população do aprendizado do idioma

Paulo Moura - 04/06/2021 19h52

Professora Cíntia Chagas Foto: Reprodução

Famosa nas redes sociais por suas aulas de Língua Portuguesa, a professora Cíntia Chagas criticou, nesta sexta-feira (4), o uso do chamado “gênero neutro“, mecanismo utilizado para eliminar as referências de gêneros nas palavras, como a troca das letras “a” e “o” pela letras “e” ou “x”. Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, Cíntia chamou a ideia de “esquizofrenia linguística”.

– Ele é utilizado apenas pelos não-binários, por alguns professores universitários militantes, por que é uma questão ideológica, e também por empresas que fazem “marketing de lacração”, basicamente é isso, esse dialeto só interessa a essas pessoas. Eu tenho certeza que prejudica [o aprendizado], é uma esquizofrenia linguística – afirmou.

Cíntia também destacou que a Académie Française (equivalente francesa da Academia Brasileira de Letras) classificou o gênero neutro como uma “aberração pseudoinclusiva” que, portanto, não alcançaria o objetivo ao qual se propõe. Segundo a professora, a medida faria justamente o contrário, que é excluir diversas parcelas da população do aprendizado de seus idiomas.

– Ela [a linguagem neutra] exclui os disléxicos, nós temos no Brasil algo em torno de 15% de disléxicos, ou seja, pessoas que já tem dificuldade na escrita. Ela [a linguagem neutra] exclui também os surdos, na medida em que o surdo, alguns, não todos, utilizaram a leitura labial, então como uma pessoa vai compreender um todxs, um todes. Por fim, ela exclui também os cegos, por que os cegos fazem leitura por meio de softwares, e vocês imaginem o retorno dos softwares de uma nova linguagem – completou.

Leia também1 Conheça a história de amor de Glauce e Leonardo Gonçalves
2 Dado como exclusivo, vídeo de reunião com médicos está nas redes de Bolsonaro
3 "Saudade do tempo que opinião não era crime", diz Cesar Menotti
4 Assessora de Nise disse que ficou 'honrada' após ser expulsa da CPI
5 Alimentos atingem maior preço mundialmente em 10 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.