Leia também:
X Psicóloga fala de medidas para tornar escolas mais inclusivas

Entenda como usar o Sisu para entrar na universidade

Sistema reúne vagas das universidade públicas brasileiras e usa nota do Enem para seleção

Camille Dornelles - 10/11/2017 15h08 | atualizado em 30/11/2017 15h49

A aprovação nas faculdades públicas é feita pelo Sisu Foto: Agência Brasil/Elza Fiuza

Faltam dois dias para a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já com o gabarito da primeira prova em mãos, os candidatos comparecem aos locais de prova neste domingo (12) pensando em como precisam se sair para conquistar uma vaga na universidade.

O Pleno.News já explicou como você pode usar a nota do Enem para conseguir descontos em faculdades particulares. Agora detalhamos como usá-la para ingressar no ensino público. Esse processo é realizado através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Como se inscrever na universidade pelo Sisu
O candidato deve acessar o sistema com o número de inscrição e senha do Enem. O próximo prazo para inscrições só abre no início do ano que vem. Quando o período abrir, o aluno pode escolher, pelo site, duas opções de cursos por ordem de preferência.

As escolhas são feitas já pelo curso superior, universidade, campus e turno, tudo junto. O sistema usará, então, a sua nota do Enem para lhe colocar em uma lista de espera. Quanto maior a sua nota, melhor a sua colocação nesta lista.

O sistema também indica a nota de corte do curso, a quantidade de candidatos, sua colocação e também o peso que é dado para cada uma das competências da prova do Enem. Caso a nota não seja suficiente para ser selecionado, você pode entrar na lista de espera.

O estudante pode modificar suas opções quantas vezes quiser durante o período de inscrição. Como são escolhidas duas opções, há a chance de entrar em uma delas. A dica é colocar como primeira escolha o curso com nota de corte mais alta.

Caso entre apenas na segunda opção, o ingressante ainda pode manifestar interesse para ficar na lista de espera da primeira, que abrirá para as vagas remanescentes. Essas vagas podem ou não abrir, depende do número de candidatos aprovados que não compareceram no prazo para realizar a matrícula.

LEIA TAMBÉM
+ Saiba como usar sua nota do Enem para ingressar no Fies
+ Prova de matemática é neste domingo; veja o que mais cai
+ Universitários levam orações a candidatos do Enem

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.