Leia também:
X Curso superior aplica teoria queer à interpretação da Bíblia

Tudo o que você precisa saber a poucos dias do Enem

O que levar, o que não fazer e o horário certo de chegada

Camille Dornelles - 23/10/2018 10h30 | atualizado em 25/10/2018 18h06

Prepare-se para o Enem Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 acontece nos domingos 4 e 11 de novembro. Nos dois dias, os portões se abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas do Enem começarão às 13h30 (horário de Brasília).

O primeiro dia terá 5h30 de duração máxima e será constituído de 45 questões objetivas de Ciências Humanas; 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. O segundo domingo terá 45 perguntas de Matemática e 45 sobre Ciências da Natureza. Nesse dia, o candidato terá cinco horas para completá-las.

Veja o que mais é preciso saber sobre o dia das provas.

O QUE É OBRIGATÓRIO LEVAR
Documento de identificação original com foto. São aceitos documentos como Identidade (RG); Identidade Profissional; Carteira de Trabalho; Passaporte e Carteira de Motorista. Se você foi roubado ou perdeu a documentação, é preciso levar o boletim de ocorrência e apresentá-lo ao fiscal de sala.

Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). O Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem, só aceita caneta de tinta preta, já que é a cor que o leitor óptico de correção da Folha de Respostas das questões objetivas reconhece.

O QUE PODE LEVAR
Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem: uso recomendado para a localização mais rápida nas instituições de ensino.

Alimentos leves (chocolates, barras de cereais, frutas, balas, sanduíches naturais, castanhas): o Enem é uma prova longa, ficar sem comer não é recomendado, já que o participante pode passar mal. Opte por alimentos mais leves e de fácil manuseio durante o exame, pois o lanche é feito na própria sala de aula.

Água ou líquidos: é importante ficar hidratado (a) durante a prova. Leve água ou outros líquidos não-alcoólicos em garrafa transparente e sem rótulo.

Além desses itens, o candidato pode levar celular, moedas, chaves, alarme do carro e relógios, mas deve mantê-los guardados durante o período de prova.

O QUE É PROIBIDO LEVAR E FAZER
O candidato será barrado se estiver portando chapéus, gorros, armas de fogo e armas brancas ou ainda se estiver com aparelhos de rádio, agendas ou cadernos durante a prova.

DEPOIS DA PROVA
O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quem deseja ingressar no ensino superior por algum desses programas deve ficar atento ao calendário em seus respectivos portais na internet.

Leia também1 Confira o que pode cair na prova de matemática do Enem
2 Horário de verão é adiado para novembro por causa do Enem
3 Enem 2018: Confira temas que podem cair na redação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.