Leia também:
X Enem digital: Segundo dia de prova tem matemática e ciências

Último dia de provas do Enem Digital registra abstenção de 71%

Gestão do Inep afirmou que índice alto de ausência este ano já era esperada

Pleno.News - 08/02/2021 08h56 | atualizado em 08/02/2021 09h17

Candidatos chegam para realizar o Enem Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O segundo e último dia de provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou o índice de 71,3% de abstenção. De acordo com balanço do Inep, que organiza a prova, compareceram aos locais de prova 26.709 candidatos. A taxa de ausência deste domingo (7) foi maior do que os 68% registrados da semana passada.

– Nosso papel é oferecer uma oportunidade de exame de acesso ao ensino superior. Isso foi conseguido. Esse nível de ausência era esperado. É normal que no segundo dia menos pessoas façam a prova, tanto no impresso como no digital. A opção de fazer a prova é individual e nós respeitamos – afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Os altos índices de abstenção caracterizam as provas do Enem em 2020. Na prova impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas, o que equivale a menos da metade dos inscritos.

O segundo e último dia da prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, apresentou um tema presente no cotidiano dos candidatos nos últimos meses: a vacinação. Questões teóricas em Ciências da Natureza e cálculos na prova de Matemática, com ênfase na área financeira, foram outras características da prova de 90 questões.

Sem citar textualmente a pandemia causada pelo novo coronavírus, a prova de Biologia exigiu do aluno conhecimentos sobre imunizantes e as tecnologias da produção de vacinas em uma das questões. O tema esteve ausente do Enem impresso, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro.

Candidatos que enfrentaram dificuldades na realização das provas digitais no dia 1° dia poderão pedir a reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos podem ser feitos para uma data ou para a reaplicação dos dois dias. As solicitações devem ser feitas na Página do Participante, entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

*Estadão

Leia também1 Enem digital: Segundo dia de prova tem matemática e ciências
2 Justiça do AM quer que governo pague mais 2 parcelas do auxílio
3 Enem digital tem abstenção de 68% no primeiro dia de provas
4 Primeira edição digital do Enem tem início em 104 cidades
5 Mais de 3 milhões de candidatos faltam ao 2º domingo de Enem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.