Tudo o que você precisa saber sobre a prova do Enem 2020
Primeira etapa do exame ocorre no próximo domingo
Thamirys Andrade - 16/01/2021 16h49 | atualizado em 16/01/2021 17h04

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começa no próximo domingo (17), e a segunda etapa está marcada para o dia 24. Com tantas mudanças devido à pandemia da Covid-19 é normal que os candidatos fiquem confusos sobre as novas regras, e é importante que se preparem com antecedência.
A primeira etapa consistirá nas modalidades de Ciências Humanas e Linguagem, que inclui matérias como História, Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, além da famosa Redação. Já a segunda aplicação terá questões das Ciências Exatas e da Natureza, com as disciplinas Matemática, Física, Biologia e Química. Ao todo, serão 180 perguntas de múltipla escolha, mais a redação.
QUE HORAS DEVO CHEGAR?
Com Covid-19 ou sem, a pontualidade é sempre imprescindível. O candidato deve cuidar para chegar antes do fechamento dos portões, ou perderá a prova, e poderá entrar para a famosa galeria de memes de atrasos do Enem que diverte a web todos os anos. Anote os horários!
- Abertura dos portões: 11h30
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término da prova (1º dia): 19h
- Término da prova (2º dia): 18h30
O QUE PRECISO LEVAR?
- Documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte)
É importante ressaltar que cópia de documentos, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Em caso de perda da via original, é necessária apresentação de boletim de ocorrência expedido com antecedência de no máximo 90 dias. - Caneta de tinta preta fabricada em material transparente
Nunca esqueça de levar mais de uma caso a primeira falhe. - Máscara
A pandemia acrescentou mais um item indispensável para o candidato. É permitido que o participante leve máscara extra, mas os itens serão inspecionados com o objetivo de evitar fraudes.
PRECISO LEVAR O CARTÃO DE INSCRIÇÃO?
O Cartão de Inscrição não é obrigatório, mas aconselha-se que o candidato o tenha em mãos, já que nele constam informações relevantes, como o endereço do local da prova e o número da sala.
APRESENTEI SINTOMAS DA COVID-19. E AGORA?
O Enem 2020 preparou uma data de reaplicação da prova para alunos que apresentarem sintomas da Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas às vésperas do exame. É importante que esses participantes não compareçam no local de prova a fim de garantir a segurança deles mesmos e dos demais candidatos.
A reaplicação ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para participar, o estudante deve comunicar e comprovar sua situação de saúde por meio da Página do Participante, no Portal do Inep. São requeridas as seguintes informações:
- Nome completo do candidato
- Diagnóstico com a descrição da condição
- Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
- Assinatura e identificação de profissional médico capacitado (ou seja, número do cadastro no Conselho Regional de Medicina ou outros órgãos de habilitação)
- Data do atendimento
O documento deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB de tamanho.
Além da Covid-19, são consideradas doenças passíveis de reaplicação da prova: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
QUAIS OS PROTOCOLOS CONTRA A COVID-19?
- O uso constante de máscara é obrigatório, com exceção da retirada do acessório em casos de consumo de líquidos e alimentos.
- Haverá disponibilidade de álcool em gel em todas as salas e banheiros. O estudante precisará higienizar as mãos na entrada da sala de aula. É recomendado que ele leve também seu próprio álcool em gel.
- Aplicadores e demais funcionários deverão usar equipamentos de biossegurança, como máscaras, luvas e face shield.
- As salas terão apenas 50% de suas capacidades ocupadas.
- Alunos que declararam fazer parte do grupos de risco ficarão em salas de apenas 25% da ocupação.
- Janelas e portas permanecerão abertas para favorecer a circulação natural do ar.
O QUE CAUSA A ELIMINAÇÃO DE UM CANDIDATO?
- Usar lápis ou canetas que não sejam pretas
- Rasurar o cartão de respostas
- Recusa a passar por revista caso um fiscal ache necessário
- Tocar no celular durante a prova
- Redações com menos de sete linhas, com rasuras, ilegíveis, ou que fujam ao tema serão zeradas
É importante salientar que o uso de relógios não é permitido, mesmo sendo analógicos. Caso o participante esteja usando o acessório, deverá guardá-lo no envelope porta-objetos que será entregue na entrada da sala.
Peças de chapelaria, como chapéus, bonés e gorros, além de óculos escuros estão vetados. Bolsas e mochilas não estão proibidas, mas elas não poderão ser acessadas pelo participante durante a aplicação da prova.
QUANDO SAI O RESULTADO?
Os resultados da prova serão publicados no dia 29 de março, e os sistemas de seleção para o ingresso nas universidades públicas e privadas – Sisu, Fies e Prouni – estão previstos para abril.
Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro ocorrem a versão digital do exame. A prova começará no mesmo horário e será feita no mesmo modelo: 180 questões mais a proposta de redação.
Leia também1 Enem 2020: Confira os 5 temas mais cobrados nas disciplinas
2 Veja como o Enem 2020 irá adequar-se à pandemia
3 Enem: Alunos com sintomas da Covid poderão remarcar prova
4 Justiça suspende realização das provas do Enem no Amazonas
5 Ministro da Educação diz que Enem 2020 não será adiado