Leia também:
X Declaração de Bolsonaro aparece em prova da PUC-PR

Sem horário de verão, Enem mudará início em 16 estados

Candidatos devem ficar atentos ao fuso praticado em cada região

Paulo Moura - 23/10/2019 11h27 | atualizado em 23/10/2019 11h31

Falta do horário de verão vai impactar nos horários do Enem 2019 Foto: Ananda Migliano/Ofotográfico/Folhapress

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira (22), os horários de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Com o fim do horário de verão, o anúncio chamou a atenção para mudanças na hora de início da prova nos 16 estados das regiões Norte e Nordeste. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Como o fuso utilizado como base na prova é o de Brasília, dependendo do local, os relógios podem estar até duas horas atrasados, fato que faz com que os participantes precisem ficar atentos. Pelo horário oficial, a abertura dos portões acontecerá às 12h e o fechamento às 13h, já o início das provas será às 13h30 e o término das provas às 19h.

No dia 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a prova. No segundo domingo de prova, 10 de novembro, o tempo será mais curto: cinco horas.

Confira os horários ajustados para cada estado:

Acre e 13 municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga): abertura dos portões às 10h, fechamento dos portões, 11h, início das provas, 11h30, término das provas, 17h.

Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima), Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul: abertura dos portões, às 11h, fechamento dos portões, 12h, início das provas, 12h30, término das provas, 18h.

Demais estados: abertura dos portões, às 12h, fechamento dos portões, 13h, início das provas, 13h30, término das provas, 19h.

O horário de término das provas é válido para o primeiro domingo do Enem. No segundo domingo, a prova terminará meia hora mais cedo.

Leia também1 Enem em 2020 será digital para 50 mil inscritos
2 Inep libera consulta de cartão com local de prova do Enem
3 Dez temas que podem cair na redação no Enem deste ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.