Leia também:
X Brasil é pior país do Brics em ensino da língua inglesa

Saiba como usar sua nota do Enem para ingressar no Fies

Candidatos que prestaram o exame a partir de 2010 podem pedir financiamento

Camille Dornelles - 09/11/2017 10h24 | atualizado em 09/11/2017 11h19

 

Nota do Enem ajuda a receber financiamento estudantil Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido principalmente por ser a porta de entrada dos estudantes ao ensino superior. Mas o candidato também pode usar sua nota para pedir financiamento em faculdades particulares.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação, financia a graduação dos alunos e leva a nota do Enem em consideração para a escolha dos aprovados. O benefício pode ser pedido por qualquer pessoa que tenha tirado mais do que 450 em algum Enem a partir de 2010.

O benefício é dividido em três fases: utilização, carência e amortização. Nas duas primeiras fases, o estudante paga R$ 50 por trimestre, no máximo. Depois de 18 meses da conclusão do curso o aluno deve quitar a dívida, mas pode parcelá-la.

Veja o passo a passo para se candidatar ao Fies
Com a nota do Enem em mãos, entre no Sistema do Fies e preencha a inscrição a partir do botão Fazer Inscrição, na barra superior. O próprio sistema já indica se a nota é suficiente para se candidatar.

Após a inscrição, confirme o cadastro no seu email e entre novamente no sistema. Preencha o restante dos dados e aponte a renda mensal da sua família. Apenas podem se candidatar pessoas com renda familiar inferior a três salários mínimos per capita (R$ 2.811).

Em seguida procure pela faculdade e curso de interesse. Se a candidatura for feita entre os dias 25 de setembro e 28 de dezembro, precisa estar matriculado no curso. Com isso, você está pré-selecionado para receber o financiamento. A aprovação vem por email.

Também é possível simular o financiamento, indicando o número de semestres que falta cursar, se é bolsista do programa ProUni e quanto deseja receber de auxílio.

LEIA TAMBÉM
+ Brasil é pior país do Brics em ensino da língua inglesa
+ Prova de matemática é neste domingo; veja o que mais cai
+ Universitários levam orações a candidatos do Enem

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.