Leia também:
X Saiba os livros e autores que podem cair no Enem 2018

Redação nota mil: Veja seis dicas para tirar nota máxima

No Enem 2017, 53 provas tiraram a nota 1000

Camille Dornelles - 18/10/2018 09h08 | atualizado em 25/10/2018 18h07

Redação será no primeiro domingo de prova Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Está chegando o dia 4 de novembro, primeiro domingo do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e dia da redação. Para conseguir a nota mil na prova dissertativa, vale usar os dias que faltam para rever algumas dicas.

Para auxiliá-lo na reta final, o Pleno.News separou seis dicas valiosas para você se dar bem na redação, baseadas nas provas dos anos anteriores e nos manuais de redação mais usados no Brasil.

TREINO
Até domingo, treine bastante. Escreva um texto por dia, de preferência sobre algum assunto polêmico, e então analise seu texto. Quando chegar a hora da prova, conseguirá elaborar mais rapidamente os argumentos. E rapidez é tudo no Enem.

NÃO FUJA DA PROPOSTA
O texto é dissertativo-argumentativo. Isto quer dizer que é preciso defender uma ideia e formar a opinião do leitor, através de uma proposta de intervenção. Dessa maneira, tire uns minutos para pensar no que irá propor antes de começar a escrever.

EVITE ZERAR A PROVA
Além de evitar o que pode zerar a sua redação, lembre-se de escrever com coerência e, se quiser usar dados, tenha certeza de que estão atualizados. Citar nomes de autores ou obras não é exigido, mas pode ser um diferencial positivo.

NORMA CULTA
Use sempre a norma culta e atenção à gramática. Não escreva abreviações, gírias, termos da internet e muito menos xingamentos e palavras de baixo calão. Os memes, deixe para quando sair da prova.

DEIXE O TEXTO O MAIS DIRETO POSSÍVEL
Gerúndios, redundâncias e ambiguidades não são exatamente proibidos na norma culta, mas definitivamente não ajudam o seu texto a ser mais claro. Evite.

ADMINISTRE O TEMPO
Não há problema em fazer a redação por último, desde que saiba que haverá tempo de entregar sem correr. A pressa pode acabar com o seu texto.

Leia também1 Saiba quais os problemas que podem zerar uma redação
2 Consulte o texto das redações que já receberam nota mil
3 Confira o que pode cair na prova de matemática do Enem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.