Leia também:
X Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Primeira edição digital do Enem tem início em 104 cidades

Provas serão feitas no computador, mas a redação continuará sendo manuscrita

Paulo Moura - 31/01/2021 13h59 | atualizado em 01/02/2021 16h08

Candidatos chegam para realizar a prova do Enem no formato digital Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Candidatos de 104 cidades iniciaram às 13h30, pelo horário de Brasília, a resolução das provas da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em formato digital. Diferente do modo tradicional, os candidatos responderão as questões direto no computador, em vez de usar cadernos de questões e cartões-resposta.

A iniciativa marca o início de um planejamento do Ministério da Educação (MEC) de fazer com que o exame seja completamente digital até 2026. Ao todo, neste ano, 93 mil candidatos estão inscritos.

Neste domingo, os estudantes resolverão 90 questões objetivas de linguagens e ciências humanas. Farão também a prova de redação. Nesta edição piloto, a redação será feita à mão, por escrito e, por isso, é obrigatório, assim como no Enem impresso, levar a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

No segundo dia, que acontece em 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação serão os mesmos do Enem impresso, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Enem terá regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, a máscara de proteção facial passa a integrar a lista.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Eles deverão permanecer de máscara, cobrindo o nariz e a boca durante toda a aplicação do exame, exceto quando forem comer. Caso isso não seja feito, os candidatos poderão ser eliminados.

Leia também1 Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
2 Mais de 3 milhões de candidatos faltam ao 2º domingo de Enem
3 Fechamento de escolas no Brasil durou o dobro da média mundial
4 Enem registra abstenção recorde de 51,5%, anuncia Inep
5 STF nega pedido do PSOL para suspender aplicação do Enem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.