Leia também:
X Professores contam como se adaptam ao ensino à distância

Ministro da Educação garante realização do Enem 2020

"Essa quarentena vai acabar em breve", declarou Weintraub

Rafael Ramos - 18/04/2020 08h35 | atualizado em 18/04/2020 08h37

Weintraub assegurou a realização do Enem em novembro Foto: Reprodução

O ministro da Educação Abraham Weintraub garantiu que a versão impressa da edição do Enem deste ano acontecerá normalmente nos dias 1º e 8 de novembro. O anúncio foi feito durante uma live no Instagram do ministro nesta sexta-feira (17).

– Vai ter Enem! Essa quarentena vai acabar em breve! Eu acredito que a crise já vai ter passado!

O Exame Nacional do Ensino Médio terá, pela primeira vez, a aplicação de provas digitais em fase experimental. Esse modelo acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro e será feito por 100 mil voluntários. Em caso de problemas, Weintraub explicou que os candidatos poderão fazer a versão impressa em uma data posterior.

Weintraub também avisou que o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição vai até a próxima segunda-feira (20) e o resultado será divulgado na sexta (24). Em decorrência da crise econômica por causa do coronavírus, o governo vai suspender temporariamente o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

– Já está encaminhado o pedido, tramitando no Ministério da Economia e no MEC. Serão 60 dias e, se precisar mais 30 e, depois, mais 30.

O ministro assegurou que o ano letivo não está comprometido por causa da suspensão das aulas. O presidente Jair Bolsonaro editou, no início do mês, uma medida provisória que flexibiliza o número mínimo de 200 dias letivos previstos em lei.

– O ano letivo não está comprometido. A gente flexibilizou a questão dos 200 dias. A única coisa que a gente pede é que as escolas deem um currículo de 800 horas/aula, e isso pode ser feito de uma forma mais flexível.

Leia também1 Gestão Mandetta gastou R$ 5,4 milhões em gel lubrificante
2 Centrão vai a Bolsonaro para barrar reeleição de Maia
3 Planos de saúde: Reajuste será adiado durante a quarentena

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.