Leia também:
X MEC diz que notas do Enem com erros foram corrigidas

Inscrições do Sisu 2020 são abertas e seguem até domingo

Candidatos podem fazer suas escolhas através do site

Paulo Moura - 21/01/2020 08h37 | atualizado em 21/01/2020 08h38

Inscrições do Sisu estão abertas Foto: Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do primeiro semestre de 2020 foram abertas na madrugada desta terça-feira (21). Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo até o próximo domingo (26), às 23h59, pelo horário de Brasília. O prazo foi prorrogado após problemas com as notas de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) o problema com as notas do Enem afetou 5.974 estudantes, cujas notas já foram corrigidas. Após o início das inscrições no Sisu, alguns candidatos relataram certa lentidão, que começou a ser normalizada ainda durante a madrugada.

COMO SE INSCREVER
Para fazer as inscrições, os candidatos devem acessar a página do Sisu. Podem participar da seleção os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Para esta edição, estão sendo disponibilizadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

No momento da inscrição, o candidato pode optar por até duas vagas, especificando qual delas é a primeira e qual é a segunda opção, e escolhendo o turno no qual pretendem estudar. O aluno também deve definir em qual modalidade pretendem se candidatar, podendo ser de ampla concorrência ou de alguma das ações afirmativas (critérios raciais ou sociais).

O sistema do Sisu vai atualizar as notas de corte – como são chamadas as notas necessárias para aprovação de cada candidato – uma vez por dia, sempre às 0h, pelo horário de Brasília, de cada dia. O resultado da chamada regular com os aprovados sai na próxima terça-feira (28).

Caso o aluno seja aprovado em sua segunda opção, ele não poderá optar por ficar na lista de espera de sua primeira escolha, e terá que fazer a matrícula ou perderá a vaga. O prazo para escolher entrar na lista de espera é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A convocação acontece a partir de 7 de fevereiro.

Leia também1 MEC diz que notas do Enem com erros foram corrigidas
2 MEC libera consulta de notas dos candidatos do Enem 2019
3 Participantes poderão acessar as notas do Enem nesta sexta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.