Leia também:
X Deputada quer inclusão de Moral e Cívica nas escolas do país

Inscrições do primeiro Sisu de 2021 terminam nesta quarta

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de abril

Pleno.News - 14/04/2021 10h10 | atualizado em 14/04/2021 10h40

Candidatos a caminho do Enem, realizado no último mês de janeiro Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O prazo de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 termina nesta quarta-feira (14), às 23h59. Os estudantes devem realizar as inscrições, exclusivamente, por meio da página do programa na internet, utilizando o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que permite o acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas duas vezes ao ano, semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

Para esta seleção serão exigidos exclusivamente os resultados obtidos pelos estudantes no Enem de 2020, aplicado excepcionalmente este ano. Para participar, o estudante não pode ter zerado a redação. O período de inscrições do Sisu começou no dia 6 de abril e terminaria no dia 9, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação até esta quarta-feira.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de abril. O processo de matrícula será de 19 a 23 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino. O estudante poderá inscrever-se no Sisu em até duas opções de vaga e especificar a ordem de preferência.

ALTERAÇÃO DA NOTA DE CORTE
Durante o período de inscrição, o sistema disponibilizará ao candidato, em caráter informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. As informações são atualizadas periodicamente conforme o processamento das inscrições.

A partir deste ano, o MEC voltará a calcular as notas de corte do Sisu como fazia antes de 2020, quando o formato foi alterado. Assim, a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção.

Até então, os candidatos tinham acesso à classificação tanto para a primeira quanto para a segunda opção de curso, independente de terem se classificado para a primeira opção. Entretanto, considerar a nota deles no cálculo da segunda opção de curso pode fazer com que a nota de corte desses cursos aumente, gerando uma camuflagem e um aumento de notas de corte.

LISTA DE ESPERA
O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 vai ocorrer em uma única chamada. Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 16 a 23 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

Aquele que foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independente de ter realizado ou não sua matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Leia também1 MEC atende pedidos e vai alterar divulgação de notas do Sisu 2021
2 Ministério da Educação prorroga inscrições do Sisu para o dia 14
3 Ex-presidente da Bolívia fala em "resistir" a abusos do governo
4 Sikêra é alvo de denúncia após sugerir extinção da Cracolândia
5 Vítima da Covid, deputado José Schiavinato morre aos 66 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.