Leia também:
X PE: Colégios devem devolver material escolar não usado

Enem terá provas personalizadas para diminuir fraudes

Inep também vai usar detectores de metal e de radiofrequência nas salas

Camille Dornelles - 20/10/2017 15h02 | atualizado em 30/10/2017 18h09

Provas do Enem serão personalizadas com nome e número de inscrição Foto: GOVBA/Suami Dias

Procurando diminuir o número de fraudes nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) irá personalizar as provas, que antes eram divididas em quatro cores, com o nome e número de inscrição do candidato.

Este é o primeiro ano em que o Enem acontece em dois domingos consecutivos, em vez de ocorrer em um único final de semana. Se para os estudantes a mudança significa mais tempo para se preparar para a segunda prova, para os organizadores também significa atenção redobrada às fraudes.

O Inep também aumentará a fiscalização nos locais de prova com detectores de metal na entrada dos banheiros e detectores de radiofrequência nas salas, para captar sinais de pontos eletrônicos, Wi-Fi e bluetooth.

Agentes da Polícia Federal irão, segundo a diretora de avaliação do Inep Luana Bergmann Soares, monitorar os estudantes disfarçados de fiscais, para que possam chegar o mais próximo possível dos suspeitos de fraude.

– A gente quer chegar mais próximos dos pontos que podem haver, que podem ensejar esse tipo de situação e certamente os participantes vão estar sendo monitorados. Então, o participante certamente vai ser apontado e eliminado do exame – declarou a diretora.

Neste ano, 6,7 milhões de brasileiros farão as provas nos dias 5 e 12 de novembro.

LEIA TAMBÉM
+ Inep divulga locais de prova do ENEM nesta sexta-feira
+ MEC prorroga prazo para contratos do programa Fies
+ PE: Colégios devem devolver material escolar não usado

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.