Leia também:
X Enem 2020: Confira cinco temas que podem cair na redação

Enem: Alunos com sintomas da Covid poderão remarcar prova

Reaplicação do exame acontecerá em 23 e 24 de fevereiro

Thamirys Andrade - 24/12/2020 17h55 | atualizado em 24/12/2020 18h06

Edição de 2020 contará com medidas de proteção contra a pandemia Foto: Reprodução/Twitter

Adaptado para a nova realidade da Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 possibilitará que candidatos com sintomas do vírus ou com outras doenças infectocontagiosas remarquem o exame para 23 e 24 de fevereiro. Nesses casos, os estudantes deverão comunicar o estado de saúde por meio da Página do Participante antes da aplicação da prova.

Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera ou mesmo no dia da prova também devem postergar a realização do exame, a fim de assegurar a saúde coletiva. Nos casos de última hora, além do registro na Página do Participante, os estudantes devem comunicar a Central de Atendimento do Inep (0800 616161).

Principal critério de seleção para o ingresso em faculdades públicas e particulares, o Enem 2020 está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital.

DOCUMENTAÇÃO
Para solicitar a reaplicação, é necessária documentação que comprove a doença. Os estudantes deverão fornecer em formato PDF, PNG ou JPG as seguintes informações:

  • Nome do inscrito
  • Diagnóstico com descrição sobre o estado de saúde
  • Código relativo à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • Assinatura, identificação e registro do profissional de saúde responsável
  • Data da consulta

DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
Além da Covid-19, são consideradas doenças passíveis de reaplicação da prova: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

MEDIDAS DE SEGURANÇA NO DIA DA PROVA
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2020 conta com 5,7 milhões inscrições. Para evitar a disseminação do vírus entre os estudantes, as salas serão ocupadas em apenas 50% de suas capacidades. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) aumentar a quantidade de locais de aplicação da prova. O MEC garantiu ainda salas especiais para integrantes de grupos de risco com ocupação máxima de até 12 pessoas.

Nos locais, serão disponibilizados álcool em gel e o uso de máscara será obrigatório. Os inscritos podem levar ainda máscaras reservas, que serão verificadas pelos monitores para que possíveis infrações sejam evitadas.

Leia também1 Turquia afirma que eficácia da CoronaVac no país foi de 91%
2 França libera vacina da Pfizer e planeja imunização no domingo
3 Fux defende pedido do STF para reservar vacinas para ministros
4 Argentina recebe 1º lote de doses da vacina Sputnik V, da Rússia
5 Sem certeza sobre eficácia, novo lote da CoronaVac chega em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.