Democratização do cinema é o tema da redação do Enem
Plataforma foi alvo de discussões recentes sobre uso de dinheiro público
Paulo Moura - 03/11/2019 14h26 | atualizado em 03/11/2019 14h32
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde deste domingo (3), o tema da redação do Enem 2019, que é a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O assunto deverá ser discutido através de um texto dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas.
Não é possível saber exatamente qual o enfoque aplicado ao assunto, já que os textos motivadores ainda não foram divulgados pelo instituto. Mas o cinema foi alvo de discussões recentes quanto ao uso da plataforma cinematográfica de forma panfletária ou ativista.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a comentar a questão, e criticou o uso de dinheiro público para promoção de obras de cinema com temáticas que desrespeitassem as famílias.
– Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá. Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias, uma coisa que mudou com a chegada do governo – disse, na época.
Leia também1 Internet brinca com a falta de atrasados em memes do Enem
2 Em dia de Enem, celulares adiantam o relógio "sozinhos"
3 Enem: Ministro pede cuidado com fake news sobre a prova