Leia também:
X Horário de verão é adiado para novembro por causa do Enem

Confira o que pode cair na prova de matemática do Enem

Professor elencou temas que mais apareceram nas edições passadas

Camille Dornelles - 09/10/2018 08h29

Prova do Enem terá questões de matemática neste domingo Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

A segunda prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no dia 11 de novembro, será composta por questões de Matemática e Ciências da Natureza. Nas três últimas edições do Enem, operações básicas – frações, regras de três e proporção – e probabilidade foram os assuntos mais presentes.

O Pleno.News conversou com o professor Rafael Procópio, do curso Matemática Rio, para saber a que o candidato precisa ficar atento.

– Cai muita coisa na prova, mas entre as mais cobradas estão grandezas proporcionais, escala, razão e proporção, porcentagem. Funções, análises de gráficos, de estatísticas, geometria e probabilidade também estão sempre presentes – pontuou.

Para o professor, o melhor a fazer nesses dias de reta final é focar na matemática básica porque, além de aparecer bastante, impulsiona a nota do candidato muito mais do que acertar temas difíceis.

– Deixe para lá os assuntos nos quais se tem mais dificuldade. Agora foque no mais importante, no básico. Por causa do modelo em que é feita a correção, muito mais vale o candidato ter acertado uma questão fácil do que uma questão difícil – explicou.

Por fim, o professor deu a dica de ouro para não perder tempo na hora da prova: não resolva as questões na ordem em que aparecem.

– Faça as que você sabe e não trave nas mais complicadinhas. Geralmente as mais difíceis estão no começo. Vá pulando até as que você sabe fazer. Estude pelas questões também, é muito importante – completou o docente.

A prova de matemática é a mais longa dos dois dias de Enem, com 45 questões apenas dessa disciplina.

Leia também1 Horário de verão é adiado para novembro por causa do Enem
2 Enem 2018: Confira temas que podem cair na redação
3 Estácio abrirá inscrições para programa de trainee

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.