Leia também:
X Imagens de Capitólio para você fazer as malas agora!

Conheça programas de intercâmbio alternativos

Canadá e Irlanda são dois países muito procurados pelos brasileiros

Jade Nunes - 09/08/2017 10h58 | atualizado em 09/08/2017 11h03

A estudante Isabela Boechat (à direita) com amigos na escola da Nova Zelândia Foto: Reprodução

O sonho de fazer intercâmbio para aprender um idioma não é novidade. Mas as diversas formas em que é possível fazê-lo surpreende, e conquista, muita gente. As opções são várias: intercâmbio teen, trabalho e estudo, cursos profissionalizantes, universidade, esportivo e trabalho voluntário.

Segundo pesquisa feita por uma agência especializada, os jovens levam em conta o clima do local, pontos turísticos e o custo do período planejado para decidir o destino. Ana Christina Abreu, gerente da CI – Intercâmbio e Estágio, conta que o Canadá é o mais procurado atualmente:

– Para brasileiros, o maior atrativo é o câmbio do dólar canadense, cerca de 30% menor comparado ao dólar americano. Quanto ao custo de vida, costuma ser bem equilibrado. Se você trabalha e estuda, consegue viver bem com cerca de 700 dólares canadenses por mês.

A Irlanda é outro país muito requisitado por permitir o trabalho com visto de estudante. Para isso é necessário que o intercambista tenha o visto Stamp 2 (válido por 8 meses). Dessa forma será permitido o trabalho de meio período (20 horas semanais). A regra muda nos meses de férias oficiais no país. Nessa época é permitido trabalhar em horário integral (40 horas semanais).

Além do intercâmbio de estudo e trabalho combinado, o Teen e High School têm a procura elevada. Prova disso é a história da Isabela Boechat. A capixaba preferiu trocar a festa de 15 anos por um intercâmbio High School, na Nova Zelândia. Ela nunca tinha saído da casa dos pais, nem feito nada sozinha, mas decidiu encarar essa aventura. Ficou lá por seis meses. Se encantou com as belezas naturais, cultura, igualdade social, segurança e outras características do local. Sobre o que tirou de positivo dessa vivência, Isabela é enfática:

– Foi ótimo para desenvolver o inglês. A bagagem cultural também, o estilo de vida lá é completamente diferente do Brasil. As pessoas têm costumes muito diferentes e foi bom enxergar isso.

Apesar de o intercâmbio de idiomas ainda ser o mais procurado no Brasil, há alternativas atrativas que têm sido cada vez mais procuradas. Seja para um adolescente que quer estudar inglês e fazer o ensino médio em outro país, ou executivos que procuram um curso para turbinar o currículo ou até para quem quer fazer trabalho voluntário. É só escolher um estilo e se jogar nessa experiência.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.