Leia também:
X Gabarito do Enem 2017 já está disponível

Confira 10 dicas preciosas para impulsionar a carreira

Manter o foco e ter senso de ética são alguns pontos importantes

Natalia Lopes - 15/11/2017 11h08 | atualizado em 13/11/2018 14h16

O empresário Jorge Paulo Lemann Foto: Reprodução/YouTube

Em momentos de dificuldade é importante não desistir. Nesse caso, aposte em doses de inspiração. Para quem tem o sonho de alavancar a carreira e chegar mais longe, o livro Cultura da Excelência é um prato cheio. Escrito pelo jornalista David Cohen, a obra narra histórias de jovens que passaram pela Fundação Estudar e como eles conseguiram ir atrás de seus objetivos.

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que oferece programas de desenvolvimento de carreira para jovens universitários e recém-formados, inclusive no exterior. A instituição foi criada há 26 anos pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. A experiência do trio é difundida a jovens que também desejam sobressair.

– Não quero dizer que descobrimos a fórmula do sucesso. Só que esse é um jeito de fazer as coisas que tem dado muito certo para nós: juntar gente boa, sonhar grande, praticar a meritocracia, buscar melhorar sempre, trabalhar duro, ter ética. Essa cultura me ajudou muito nos negócios, é algo em que acreditamos e por isso gostamos de disseminar – explica Jorge Paulo Lemann.

Confira 10 dicas preciosas que o livro apresenta:

1) Tenha metas ambiciosas
É preciso descobrir qual seu propósito de vida e carreira, algo que requer autoconhecimento e reflexão. Esse propósito deve ser traduzido em um objetivo de longo prazo, com estabelecimento de metas e prazos definidos para cada um deles. Isso significa ter um sonho grande e persegui-lo.

2) Mantenha o foco em metas
Elas devem ser consideradas as estacas que permitirão você avaliar se está trilhando o caminho que havia planejado anteriormente. Lembre-se de ao estipular essas metas, é importante que elas sejam ousadas, mas não impossíveis.

3) Trabalhe duro
Para atingir a excelência, é preciso ser obstinado em seus esforços. Embora todo caminho tenha obstáculos, é preciso persistir. Afinal, estar sempre um pouco insatisfeito nos leva à ação, ao trabalho e, consequentemente, ao resultado.

4) Encontre gente boa para acompanhar você
É preciso ter um bom time, isto é, pessoas que complementem você em suas habilidades e compartilhem dos mesmos valores. E lembre-se das trocas: é natural buscar ajuda, mas também ajudar, construindo assim relações de longo prazo.

5) Seja ético em tudo o que faz
Relações de confiança são construídas com transparência e integridade. Atalhos morais acabam levando a becos sem saída.

6) Busque gente melhor que você
Em vez de se sentir ameaçado por pessoas com habilidades superiores às suas, conte com isso para crescer. Afinal, se não há ninguém para tomar o seu lugar, você pode ficar estagnado. Quem não pode ser substituído não pode ser promovido.

7) Invista em conhecimento
Mas lembre-se de que o conhecimento não deve ser um fim em si mesmo: deve, na verdade, ser uma ferramenta para a ação. Tenha em mente que inovar é bom, mas antes é preciso buscar os modelos já existentes e aprender com eles.

8) Amplie suas habilidades
Não ter embasamento sobre determinado assunto não é motivo para não fazer algo. Pelo contrário: é o primeiro passo para ampliar suas habilidades. É fazendo que se aprende.

9) Seja protagonista
Atue sempre com espírito de liderança, independentemente do cargo que ocupa. Se é liderado, tenha espírito de dono e proponha caminhos. Se está liderando, faça isso pelo exemplo, promovendo a autonomia do time. E sempre assuma suas responsabilidades e tenha foco.

10) Provoque impacto
Só vale a pena gastar energia em coisas que ajudam a deixar sua marca, seu legado. O resultado válido é aquele que tem longo alcance, é a obra que fica de pé sem depender da sua presença.

Leia também1 Confira vagas de concursos públicos para todo o país
2 Como lidar com o nervosismo na entrevista de emprego?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.