Leia também:
X Palmirinha inaugura café na Avenida Paulista

Base Curricular retira texto sobre ideologia de gênero

Ministro da Educação informa que novo documento não tratará questões de orientação sexual nas escolas

Emerson Rocha - 21/12/2017 12h54 | atualizado em 21/12/2017 13h55

Mendonça Filho diz que medida evitará polêmica Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada nesta quarta-feira (20), pelo presidente Michel Temer. Para evitar qualquer polêmica, foram retirados os textos sobre orientação sexual e questões de gênero. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), a atual medida visa uma educação unificada em todo Brasil.

— A base é plural, respeita as diferenças, respeita os direitos humanos, não há nenhuma prisão à ideologia de gênero ou coisa parecida. Não ficamos presos ao debate estéril que muitas vezes é tomado por ideologias radicais – afirmou o ministro na cerimônia de homologação do documento no Palácio do Planalto, em Brasília.

Para chegar ao projeto final, foram elaboradas várias versões pelo Conselho Nacional de Educação.

Além do anúncio da nova BNCC, Mendonça Filho confirmou um orçamento de R$ 100 milhões para iniciar a implantação da base em parcerias com estados e municípios. Ele garantiu ainda que o documento será valido também para escolas particulares de ensino infantil e fundamental. Essa medida, segundo o ministro, colocará a educação do país entre as melhores do mundo em termos de igualdade.

O Ministério da Educação promoverá cursos de formação para os professores se adequarem ao novo material didático. O MEC tem a previsão que o processo seja completado em todas as escolas até 2020. Mas ano que vem, as redes de ensino já devem começar a rever o próprio currículo.

Leia também1 Prévia da inflação indica menor número desde 1998
2 Governo reduz valor do seguro DPVAT em 35% para 2018

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.