Aulas presenciais ainda não retornaram em 73% das cidades
Uma em cada dez cidades brasileiras não tem sequer previsão de retorno das aulas presenciais
Paulo Moura - 04/02/2022 08h46 | atualizado em 04/02/2022 09h33
Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (4), apontou que 73,7% das cidades brasileiras ainda não retomaram as aulas presenciais na rede pública. Os dados foram compilados entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a partir da resposta de 1,8 mil prefeituras.
O documento divulgado pela confederação mostra que uma em cada dez cidades brasileiras não tem sequer previsão de retorno das aulas presenciais, em função da expectativa sobre o cenário epidemiológico da região. Com o objetivo de acelerar o retorno presencial, a pesquisa da CNM mostra que 96% das cidades já começaram a vacinar as crianças de 5 a 11 anos de idade.
Sobre a obrigatoriedade da imunização para a realização da matrícula do aluno na rede municipal, 21% das prefeituras afirmam que vão cobrar o passaporte da vacina. Já 26,6% disseram que não vão obrigar a comprovação, enquanto 51% das cidades brasileiras ainda analisam a possibilidade.
Sobre o assunto, a Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrel) destacou, em nota, a importância do retorno às aulas e disse que a privação do contato presencial é “muito” prejudicial para as crianças mais jovens.
– É na escola que as crianças têm o primeiro contato com a sociedade fora do ambiente do lar. A escola não é somente um lugar de aprendizagem pedagógica. No caso da educação infantil em especial, representa um espaço de socialização e de inter-relação – esclareceu.
Leia também1 Moraes manda Weintraub depor à Polícia Federal nesta 6ª feira
2 Bolsonaro diz que "tem dinheiro" para reajuste dos professores
3 BBB: Globo divulga resultados dos testes de Covid-19
4 Bíblias são achadas intactas após grande incêndio: 'Sinal de Deus'
5 Bolsonaro critica Lula por querer 'intervir' na Petrobras