Leia também:
X PL quer consulta aos pais sobre educação sexual nas escolas

A estrutura de dissertações-argumentativas e a importância da redação no vestibular

Qual é o caminho do sucesso na hora da prova?

Pleno.News - 27/09/2021 16h45 | atualizado em 27/09/2021 17h47

Conforme o fim do ano se aproxima, vão ocorrendo provas de vestibular em todo o país, e jovens de todos os cantos tentam ingressar no ensino superior, a fim de trilhar um caminho profissional.

Contudo, este período pode ser muito estressante para os vestibulandos, de modo que precisam se preocupar com prazos, datas, diversas matérias e, claro, a pressão para obter sucesso na prova.

Mas existe alguma receita de como se sair bem no vestibular? Qual é o caminho do sucesso na hora da prova?

Diversos professores e profissionais especializados em provas de vestibular argumentam que o vestibular é uma prova de preparo e resistência, de modo que é mais importante estar preparado para a duração da prova do que com 100% dos conteúdos em mente.

Outros também argumentam que a redação é um ótimo caminho para obter uma boa nota final na prova, já que a nota da redação vale uma porcentagem significativa de toda a nota da prova.

Com isto em mente, hoje iremos ver um pouco mais sobre a estrutura de textos dissertativos, que são os mais presentes nas redações de vestibular.

Nesta estrutura, serão vistos os tópicos presentes em uma dissertação. Veremos, por exemplo, o que é introdução e quais os pontos essenciais a se discutir neste momento do texto.

Quais são os pilares de uma dissertação argumentativa?
Em geral, as dissertações argumentativas são desenvolvidas em torno de três tópicos distintos, que podem ser distribuídos em três parágrafos ou mais ao longo do texto.

Contudo, o mínimo recomendado é um parágrafo para cada uma destas seções:

– Introdução
– Desenvolvimento
– Conclusão

Mas o que exatamente deve ser tratado em cada um destes pilares? Em cada uma destas seções?

Introdução e a apresentação do tema
A introdução é o pontapé inicial de uma dissertação e, como o próprio nome diz, nela deve ser feita uma introdução em relação ao tema proposto pelo vestibular.

Essa introdução pode ser pautada em uma análise do tema, apresentação de citações e contextualização, para você começar a desenvolver seu texto.

Além disso, a introdução tem o objetivo de sugerir o posicionamento do escritor em relação ao tema, se é contra ou a favor do tema proposto pelo vestibular.

Toda essa parte da dissertação, de acordo com a plataforma Descomplica, também é conhecida como tese e é responsável por guiar a linha de raciocínio de todo o texto.

Desenvolvimento e o uso de argumentos para sustentar sua posição
A segunda parte da dissertação é pautada na apresentação de argumentos que irão sustentar a posição do escritor.

Aqui cabem argumentos e a apresentação de dados para corroborar sua visão e seus argumentos; logo, é o espaço para a discussão do tema e para esclarecer a sua opinião em relação ao tema.

É o momento mais importante de todo o texto, contendo toda informação responsável por convencer os corretores de seus argumentos.


Amarrando os fatos na conclusão
Por fim, temos o último parágrafo da tríade de pilares que sustentam uma boa dissertação: a conclusão do texto.

Aqui é onde muitas pessoas se perdem e acabam realizando fugas de tema por meio da proposição de novas ideias e de novos argumentos.

A maior dica para amarrar todos os seus argumentos de maneira concisa na redação é não trazer novas ideias e novos dados para a redação; antes, apenas focar naquilo que você já apresentou ao longo do texto.

A conclusão tem a função de esclarecer seu ponto de vista em relação ao tema proposto.

Ainda é essencial ressaltar que, se a redação for do ENEM, ela exigirá uma proposta de intervenção, ou seja, de resolução.

O tema do ENEM geralmente envolve algum problema social que exige um posicionamento e a apresentação de uma solução para este problema.

Portanto, se você estiver realizando esta prova, não deixe de concluir sua linha de raciocínio com uma proposta de solução, trazendo alternativas para o problema apresentado pelo vestibular!

Além disso, a mais importante das dicas para estruturar boas redações é acompanhar notícias, exercitar o hábito da leitura e praticar bastante sua escrita!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.