Leia também:
X Pandemia faz aumentar morte cardiovascular em casa

76% dos brasileiros são contra a reabertura das escolas

Pesquisa revelada pelo Datafolha ouviu mais de 2 mil pessoas

Rafael Ramos - 27/06/2020 10h56 | atualizado em 27/06/2020 10h57

Volta às aula gera preocupação por causa da Covid-19 Foto: Reprodução

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, no fim da noite desta sexta-feira (26), 76% dos brasileiros defendem que as escolas devem continuar fechadas nos próximos dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus. Por telefone, o instituto ouviu mais de 2 mil pessoas em todo o país nos dias 23 e 24 de junho.

O resultado mostrou que, embora 52% dos entrevistados concordem com a reabertura do comércio, apenas 21% defendeu o retorno às aulas. Especialistas apontam que a preocupação da maioria se deve ao fato de não saber se os alunos seguirão as regras de distanciamento. A infraestrutura das escolas e o deslocamento para chegar ao colégio também são fatores preocupantes.

– As pessoas devem pensar que retirar os alunos de casa significa expor muita gente ao vírus. Temos que avaliar ainda que muitas crianças não vão sozinhas à escola, então a ida delas para as aulas envolve a circulação de muita gente nos ônibus, metrô, nas ruas. Sem falar na quantidade de pessoas que vão atuar na limpeza, alimentação e organização dos colégios – ressaltou o infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn.

Na sexta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou que as escolas particulares devem recomeçar as aulas entre 10 e 15 de julho, já a rede municipal tem previsão de retorno para o dia 1º de agosto.

Leia também1 Comércio de rua do Rio de Janeiro reabre neste sábado
2 Denúncia aponta sobrepreço de R$ 60 mi em compras de SP
3 Nordeste pode ser incluído nos testes da vacina contra Covid
4 Pandemia auxilia combate ao tráfico de drogas no mundo
5 3ª parcela do auxílio começa a ser paga neste sábado

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.