Leia também:
X Debate eleitoral: o próximo pode ser melhor

Transparência: Cobre esclarecimentos sobre tudo

Virgínia Martin - 15/08/2018 11h25 | atualizado em 15/08/2018 12h29

Se você não tem o hábito de conectar-se ao que gera transparência, mude seu cotidiano. E guarde alguns conceitos deste novo tempo: moderno é ser simples, o mínimo é promover clareza, o básico é ser transparente. Nesta linha de raciocínio, o Pleno.News indica constante leitura e checagem no Portal da Transparência.

Possuir conhecimento sobre o que se passa nos mínimos detalhes da Administração Pública aumenta o poder de atuação do cidadão de cada estado, já que cada unidade federativa também possui seu portal. O controle controle social sobre as instituições precisa ser exercido mais que imediatamente.

Principalmente às vésperas de um evento que pode radicalizar o Brasil de forma positiva ou negativa, devemos estar em conexão com o que pode trazer esclarecimento. E diante de um processo eleitoral com tantas especulações sobre os candidatos, é urgente averiguar. O portal, criado pelo Governo Federal, garante acesso livre sobre como o dinheiro público é utilizado e como a gestão pública do país está sendo desenvolvida. Mesmo tendo sido lançado em 2004, a ferramenta foi reconfigurada neste ano. Tornou-se mais apta a fornecer uma gama de dados: mecanismo de busca integrado e intuitivo, melhor usabilidade, mais recursos gráficos, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis, maior interatividade.

Por que usar?

  • A investigação sobre a possibilidade de Guilherme Boulos ser funcionário fantasma da Universidade de São Paulo (USP) tem conclusão por meio do Portal da Transparência. O candidato não tem vínculo empregatício com a universidade e não recebe qualquer salário.
  • A especulação de que vereadores, deputados, governadores e senadores não pagam Imposto de Renda nem contribuem com a Previdência também foi desmentida pelo Portal da Transparência. Os valores do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) e do Imposto de Renda são descontados em folha.
  • Nesta terça-feira (14), o próprio Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União demitiu o auditor fiscal da Receita Marcelo Fisch de Berredo Menezes. A acusação é de desvio de valores em favor de uma empresa de tintas e sistemas na contratação direta pela Casa da Moeda, para execução do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe).
  • A Assembleia Legislativa de São Paulo exigiu que as Organizações Sociais de Saúde cumpram as normas de transparência e divulguem seus valores de remuneração de dirigentes e demais funcionários.

Estas e outras averiguações podem ser checadas no Portal da Transparência, canal fundamental para um mundo infiltrado de fake news. Acesso obrigatório para quem quer obter informações precisas no cenário político e no uso das contas públicas.

Sugerimos incluir a página em suas consultas cotidianas. E ainda consultar outras iniciativas semelhantes de vários outros órgãos governamentais.

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

Leia também1 Patrimônio de Romário fica quatro vezes maior desde 2014
2 Confira o patrimônio dos candidatos à Presidência
3 Consumidor deve pagar R$ 1,4 bilhão a mais na conta de luz

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.