Leia também:
X Jornalismo agredido

Jornalismo agredido

Virgínia Martin - 09/04/2018 12h55 | atualizado em 10/04/2018 16h38

O Pleno.News não é feito apenas de jornalismo, até porque um conteúdo noticioso envolve não só procedimentos técnicos e ideológicos. É fortalecido por bom senso crítico e apurado feeling de cidadania. Esta é a meta, o exercício diário de nossa equipe.

Mas hoje me pego inquieta com determinadas notícias do final de semana, altamente movimentado no Brasil. Uma delas é a nota de repúdio do Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo. Em seu quarto item, a nota afirma que “a situação lamentável é resultado também da política das grandes empresas de comunicação, que apoiam o golpe, e que adotam uma linha editorial de hostilidade contra as organizações populares”.

Ora, como interpretar tal conclusão do sindicato paulista diante das ameaças sofridas pelos profissionais de imprensa no sábado (7) durante comício de Lula, hoje presidiário? Quero lembrar um dado casual, também irônico e ainda emblemático: dia 7 de abril consta no calendário como Dia do Jornalista.

Causa espanto que a organização que deveria defender seus integrantes profissionais, venha justificar a violência contra a liberdade de imprensa com um argumento político-partidário. Que sejam cinco ou 17 jornalistas agredidos na cobertura da prisão do ex-presidente. Tanto faz! Muitos foram encurralados em rua sem saída ou dentro do próprio prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É temerária, como também sintomática, essa ideia de que vale a repressão a favor da censura. E nem vou me alongar com o deficit de atenção da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de São Paulo e/ou do próprio governo do Estado com o atual Marcio França na gestão.

Sim! Fazemos jornalismo. Somos suspeitos para falar? O que importa é que buscamos facilitar a compreensão e o entendimento da atividade jornalística, suscetível a críticas, mas imprescindível também para desmontar o que está escondido pelo poderosos e sua corrupção. Portanto, má sorte aos corruptos e bom trabalho aos jornalistas, incansáveis na luta contra qualquer tipo de irregularidade.

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.