Leia também:
X Agressão doméstica: o Brasil está cheio de Marias da Penha

Debate eleitoral: o próximo pode ser melhor

Virgínia Martin - 10/08/2018 01h21 | atualizado em 10/08/2018 13h33

O debate desta quinta-feira (9) entre os presidenciáveis, veiculado pela TV Band, gerou não apenas uma diversidade de reações, mas índices surpreendentes. O Google, por exemplo, registrou a maior audiência no Youtube no Brasil. A agência Lupa, especializada na verificação de fakenews, acompanhou as falas dos candidatos, apurando a veracidade de cada dado citado. E a Rede Bandeirantes firmou parceria com o Google a fim de medir os índices de interesse da audiência com relação a temas, termos e aos personagens do debate.

Mesmo diante de toda tecnologia e das muitas perguntas elaboradas por jornalistas e pelo povo, ficou uma impressão estranha: as respostas não foram satisfatórias. O boom nas redes sociais tem apontado certo teor de decepção e desassossego. Preparem-se para os memes.

O pacote de questões incluiu temas com uma grande maioria de respostas, réplicas e tréplicas desgastadas. Quase nada foi proveitoso do ponto de vista de esclarecimento ao eleitor. No quarto bloco, dentro dos cinco do debate, os candidatos já estavam cansados. Soluções proveitosas? Raras.

Para incrementar o cenário político, em paralelo acontecia um “DebatecomLula”, transmitido também via Facebook, com participação de Haddad, Gleise, Manuela e Gabriele. A tentativa de aparecer indicou cerca de 900 mil pessoas online como audiência na rede. Enquanto isso, Ciro era inquirido sobre o Foro de São Paulo, Bolsonaro sugeria criação de mais escolas militares e também falava sobre a necessidade de uma desburocratização no país, Daciolo terminava sua falas com a expressão “em nome do Senhor Jesus”, Boulos escolheu a performance irônica e debochada para tratar seus temas, insistindo na expressão “50 tons de Temer”, Marina pouco falou, Álvaro Dias quer Moro como ministro da Justiça, Alckmin apresentou propostas para fazer o Brasil voltar a crescer, Meirelles também abordou juros. Todos buscaram fazer o melhor uso do tempo cronometrado.

Pleno.News deseja que o próximo debate tenha melhor êxito e que todos nós possamos ter uma noite de paz depois de tantos problemas mal debatidos.

 

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

Leia também1 Band faz o 1º debate entre os candidatos à Presidência
2 TRF-4 nega pedido do PT para Lula participar de debate
3 Senado da Argentina rejeita descriminalização do aborto

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.