Leia também:
X Por um dia sem gastar com nada

Carros elétricos: barulho e poluição, coisas do passado

Virgínia Martin - 27/07/2018 08h45 | atualizado em 27/07/2018 09h23

O ciclo da mobilidade urbana faz seu percurso de up-grade. Assim como, no início do século passado, as carroças puxadas por mulas e cavalos foi dando espaço aos automóveis, os carros elétricos vão se tonando comuns pelas rodovias ou mesmo pelas pistas de corrida. A via Presidente Dutra, por exemplo, possui seis postos para recarga de bateria, três no sentido ida e mais três no sentido volta. São os eletropostos. E a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) aponta para o número destes no país.

A Fórmula 1, competição tão glamourosa, se tornou mais verde. Hoje a Fórmula E usa carros elétricos. Cada escuderia funciona com dois pilotos, que se revezam durante as recargas nos pitstops ao longo da corrida. E entre os competidores há um brasileiro. Lucas Tucci Di Grassi foi campeão da temporada 2016-17 na Fórmula E.

Tudo o que parece novo, já não é. E tudo o que parece permanente, muito menos será. Já dizia o Sheik Ahmed Zaki Yamani: “A Idade da Pedra não acabou pela falta de pedra, e a Idade do Petróleo irá acabar muito antes que o mundo fique sem petróleo.” Conclusão sábia de quem foi ministro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). No Brasil de hoje, existem cerca de 7.120 carros elétricos e híbridos em circulação, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), número que vai avançando na medida em que novos incentivos chegam à indústria de fabricação e mais soluções são encontradas para que o preço de compra diminua. Um carro elétrico na garagem não custa menos de 120 mil reais, influenciado pelo alto custo da bateria.

Mas o progresso continua. E Pleno.News sinaliza esta evolução tecnológica. Se os cavalos foram substituídos, agora chegou a vez de um retorno a um recurso menos poluente. Que não haja dependência de petróleo, que sobre energia, que barulho e poluição sejam mesmo coisas do passado.

Leia também1 Comlurb vai utilizar carros elétricos para lixo hospitalar
2 Carro elétrico é o melhor para o meio ambiente?
3 Como funciona o arrefecimento do motor

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.