Aborto ou não aborto em qualquer circunstância?

Virgínia Martin - 10/01/2019 18h22

Cedo, nessa quinta (10), li que o DataFolha divulgou pesquisa sobre descriminalização do aborto no Brasil. Resultado: 4 em cada 10 brasileiros pensam que o aborto deve ser proibido em qualquer situação. Ou seja, ainda que os casos tenham permissão por lei.

Fui buscando mais pesquisas anteriores e notei que os números contra a legalização do aborto se mantém maiores ao longo dos anos. Interessante! Mesmo nesse tempo em que mulheres são alvo de defesa contra estupros e riscos de vida, o aborto continua sendo condenado, ainda que proveniente de um abuso sexual que gere uma gravidez.

Hoje, a lei brasileira permite que a mulher faça um aborto de forma legal apenas em três circunstâncias: quando a gravidez é decorrente de estupro, quando há risco de morte para a mulher ou quando o feto é anencéfalo. Mas 41% dos entrevistados opinaram que o aborto deve ser totalmente proibido em toda e qualquer situação. Somente 5% das pessoas que opinaram são a favor da legalização do aborto.

Quem opinou? A pesquisa ouviu 2.077 pessoas com 16 anos ou mais de idade e foi feita em 130 cidades entre 18 e 19 de dezembro. E parece mesmo que o brasileiro está disposto a manter o senso de valorização da vida de um ser humano, não importa o que esteja no contexto.

Pleno.News lembrou das feministas que urinam pelas ruas e das campanhas “sou dona do meu corpo”. Revisitou fatos e fotos de passeatas, releu falas da audiência no STF sobre descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, tema da consulta pública, e crê que não apenas o novo governo, mas uma massa de brasileiros tem evidenciado lucidez quando o tema é defender um pessoa em formação dentro da barriga da mãe. É isso!

Segue a pauta e os acontecimentos até a próxima pesquisa.

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

LEIA TAMBÉM+ Pesquisa de satisfação: avalie-se!
+ A sensacional estratégia da garota da água
+ Carregue água com você para doar


Clique para receber notícias
WhatsApp
Envie sugestões por WhatsApp
+55 (21) 97150-9158