Leia também:
X Petrobras lucra R$ 316 milhões no 2º trimestre de 2017

Zelotes fecha acordo de delação premiada

Denúncias de ex-conselheiro envolvem o BankBoston

Jade Nunes - 11/08/2017 10h43

Banco americano foi comprado pelo Itaú em 2006 Foto: Reprodução

A operação Zelotes fechou seu primeiro acordo de delação premiada na Justiça. A ação envolve Paulo Roberto Cortez, ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O delator falou sobre as atividades ilegais praticadas na empresa e o acordo já foi homologado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

A delação traz denúncias que envolvem o BankBoston, comprado pelo banco Itaú em 2006, de acordo com informações exclusivas do telejornal “Bom dia Brasil”. O conselheiro confirmou à Justiça Federal do Distrito Federal esquema de corrupção que levou ao perdão de R$ 500 milhões de uma dívida do banco americano.

Ainda segundo Cortez, além do caso do BankBoston, havia outros esquemas de corrupção. Ele relatou que um dos funcionários do Carf tinha os boletos de mensalidade da escola de seu filho pagos por empresas interessadas em decisões favoráveis, por exemplo.

O Banco Itaú informou que a compra não prevê assumir processos tributários do BankBoston, que continuam sendo responsabilidade do Bank of America.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.